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Título: Impactos da covid-19 na cognição em adolescentes e adultos : revisão integrativa
Autor(es): Silva, Stephanie Coêlho da
Kanno, Yuka Mônica Ananias
Orientador(es): Satler, Corina Elizabeth
Coorientador(es): Fiamoncini, Joceli Duarte
Assunto: Covid-19
Infecção viral
Cognição
Doenças
Desenvolvimento cognitivo
Data de apresentação: 17-Set-2022
Data de publicação: 5-Set-2024
Referência: SILVA, Stephanie Coêlho da; KANNO, Yuka Mônica Ananias. Impactos da covid-19 na cognição em adolescentes e adultos: revisão integrativa. 2022. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Realizar uma revisão integrativa da literatura disponível sobre as consequências e sequelas cognitivas em adolescentes e adultos infectados pelo vírus da COVID-19. Estratégia de pesquisa: A pesquisa foi realizada nas bases de dados Bireme, Pubmed, Scopus e Web of Science, durante os meses de maio a junho de 2022. As buscas foram realizadas usando os descritores: Cognition, COVID-19, Adolescent, Memory, Attention, Language. Houve limitação de idiomas, sendo incluídos apenas estudos publicados nas línguas inglesa, portuguesa e espanhola. Critérios de seleção: Foram incluídos estudos que respondiam à pergunta norteadora: “quais os impactos da COVID-19 na cognição de indivíduos adolescentes e adultos?”. Resultados: Ao todo foram encontrados 1850 estudos potencialmente relevantes, sendo selecionados para a leitura do seu texto integral 9 estudos relevantes, dos quais após passarem pela análise dos critérios de seleção, sobejaram ao final 5 estudos incluídos na revisão. Os artigos incluídos foram publicados entre 2020 e 2022. As publicações contemplaram amostras entre 12 e 55 anos de idade, sendo em sua maioria, 60% estudos realizados em países europeus. O instrumento mais utilizado para a avaliação das funções cognitivas (60%) foi o Montreal Cognitive Assessment (MoCA). Em amostras de jovens adultos a adultos, um estudo evidenciou que 69,2% dos participantes auto relataram disfunções cognitivas, sendo problemas de concentração e memória, confusão e névoa cerebral os sintomas mais comumente relatados. Conclusão: Foi encontrado nos estudos uma relação de efeito direto entre disfunções cognitivas e a infecção por COVID-19 em adolescentes e adultos, tanto na fase inicial como tardia, com as principais alterações sendo em funções executivas, habilidades visuoespaciais, de memória e concentração, além de sintomas como névoa cerebral e confusão.
Abstract: To perform an integrative review of the available literature on the cognitive consequences and sequelae in adolescents and adults infected with the COVID-19 virus. Research strategy: The search was conducted in the Bireme, Pubmed, Scopus, and Web of Science databases during the months of May to June 2022. The searches were performed using the keywords: Cognition, COVID-19, Adolescent, Memory, Attention, Language. There were language limitations, and only studies published in English, Portuguese and Spanish were included. Selection criteria: There were included studies that answered the guiding question, "what are the impacts of COVID-19 on cognition in adolescent and adult individuals?" Results: A total of 1850 potentially relevant studies were found, and 9 relevant studies were selected for reading their full text, of which after going through the analysis of the selection criteria, 5 studies were left in the end included in the review. The articles included were published between 2020 and 2022. The publications included samples between 12 and 55 years of age, and 60% of the studies were conducted in European countries. The most used instrument for the assessment of cognitive functions (60%) was the Montreal Cognitive Assessment (MoCA). In samples from young adults to adults, one study showed that 69.2% of participants self-reported cognitive dysfunctions, being concentration and memory problems, confusion and brain fog the most commonly reported symptoms. Conclusion: A direct effect relationship was found between cognitive dysfunction and COVID-19 infection in adolescents and adults in both early and late stages, with the main changes being in executive functions, visuospatial skills, memory and concentration, and symptoms such as brain fog and confusion.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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