Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Satler, Corina Elizabeth | - |
dc.contributor.author | Silva, Stephanie Coêlho da | - |
dc.contributor.author | Kanno, Yuka Mônica Ananias | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Stephanie Coêlho da; KANNO, Yuka Mônica Ananias. Impactos da covid-19 na cognição em adolescentes e adultos: revisão integrativa. 2022. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Realizar uma revisão integrativa da literatura disponível sobre as
consequências e sequelas cognitivas em adolescentes e adultos infectados pelo vírus da
COVID-19. Estratégia de pesquisa: A pesquisa foi realizada nas bases de dados Bireme,
Pubmed, Scopus e Web of Science, durante os meses de maio a junho de 2022. As buscas
foram realizadas usando os descritores: Cognition, COVID-19, Adolescent, Memory,
Attention, Language. Houve limitação de idiomas, sendo incluídos apenas estudos
publicados nas línguas inglesa, portuguesa e espanhola. Critérios de seleção: Foram
incluídos estudos que respondiam à pergunta norteadora: “quais os impactos da COVID-19
na cognição de indivíduos adolescentes e adultos?”. Resultados: Ao todo foram
encontrados 1850 estudos potencialmente relevantes, sendo selecionados para a leitura do
seu texto integral 9 estudos relevantes, dos quais após passarem pela análise dos critérios
de seleção, sobejaram ao final 5 estudos incluídos na revisão. Os artigos incluídos foram
publicados entre 2020 e 2022. As publicações contemplaram amostras entre 12 e 55 anos
de idade, sendo em sua maioria, 60% estudos realizados em países europeus. O
instrumento mais utilizado para a avaliação das funções cognitivas (60%) foi o Montreal
Cognitive Assessment (MoCA). Em amostras de jovens adultos a adultos, um estudo
evidenciou que 69,2% dos participantes auto relataram disfunções cognitivas, sendo
problemas de concentração e memória, confusão e névoa cerebral os sintomas mais
comumente relatados. Conclusão: Foi encontrado nos estudos uma relação de efeito direto
entre disfunções cognitivas e a infecção por COVID-19 em adolescentes e adultos, tanto
na fase inicial como tardia, com as principais alterações sendo em funções executivas,
habilidades visuoespaciais, de memória e concentração, além de sintomas como névoa
cerebral e confusão. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infecção viral | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cognição | pt_BR |
dc.subject.keyword | Doenças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento cognitivo | pt_BR |
dc.title | Impactos da covid-19 na cognição em adolescentes e adultos : revisão integrativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-05T13:27:37Z | - |
dc.date.available | 2024-09-05T13:27:37Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-17 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39820 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Fiamoncini, Joceli Duarte | - |
dc.description.abstract1 | To perform an integrative review of the available literature on the cognitive
consequences and sequelae in adolescents and adults infected with the COVID-19 virus.
Research strategy: The search was conducted in the Bireme, Pubmed, Scopus, and Web
of Science databases during the months of May to June 2022. The searches were
performed using the keywords: Cognition, COVID-19, Adolescent, Memory, Attention,
Language. There were language limitations, and only studies published in English,
Portuguese and Spanish were included. Selection criteria: There were included studies that
answered the guiding question, "what are the impacts of COVID-19 on cognition in
adolescent and adult individuals?" Results: A total of 1850 potentially relevant studies
were found, and 9 relevant studies were selected for reading their full text, of which after
going through the analysis of the selection criteria, 5 studies were left in the end included
in the review. The articles included were published between 2020 and 2022. The publications included samples between 12 and 55 years of age, and 60% of the studies
were conducted in European countries. The most used instrument for the assessment of
cognitive functions (60%) was the Montreal Cognitive Assessment (MoCA). In samples
from young adults to adults, one study showed that 69.2% of participants self-reported
cognitive dysfunctions, being concentration and memory problems, confusion and brain
fog the most commonly reported symptoms. Conclusion: A direct effect relationship was
found between cognitive dysfunction and COVID-19 infection in adolescents and adults in
both early and late stages, with the main changes being in executive functions, visuospatial
skills, memory and concentration, and symptoms such as brain fog and confusion. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Fonoaudiologia
|