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Título: Avaliação de material informativo por novos usuários de AASI em serviço de saúde auditiva no Distrito Federal
Autor(es): Brito, Inglydi dos Santos de
Orientador(es): Silva, Isabella Monteiro de Castro
Assunto: Aparelhos auditivos
Deficiência auditiva
Material didático
Qualidade de vida
Data de apresentação: 30-Abr-2022
Data de publicação: 3-Set-2024
Referência: BRITO, Inglydi dos Santos de. Avaliação de material informativo por novos usuários de AASI em serviço de saúde auditiva no Distrito Federal. 2022. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Com o intuito de minimizar dificuldades de compreensão de instruções verbais, comum a novos protetizados, buscou-se avaliar o uso do material impresso complementar à orientação ao paciente usuário de AASI. Objetivo: Este trabalho visa avaliar a efetividade do material de instrução ao usuário de AASI elaborado por alunos extensionistas do curso de Fonoaudiologia e distribuído em um serviço de saúde auditiva no DF, quanto a sua clareza de informações e utilidade dos tópicos abordados. Método: Foram convidados a participar da pesquisa novos usuários de AASI de um serviço de saúde auditiva credenciado no DF, com idade a partir de 18 anos; diagnóstico de perda auditiva; condições mínimas de saúde e físicas para responder ao questionário de efetividade do Manual do AASI. O questionário contou com espaço de identificação do paciente, data de aplicação do questionário e do recebimento do aparelho. Foi constituído por nove questões, em maioria de múltipla escolha, a respeito do uso e impressões sobre o manual. Os questionamentos abordaram se houve recebimento do material, se foi feita a leitura e detalhes da leitura; auto julgamento da importância do manual e de partes específicas dele; legibilidade e layout das imagens. Resultados: Participaram dessa amostra 45 novos usuários de AASI, destes 41 declaram ter recebido o Manual de instrução produzido pelo projeto. A maioria (25) dos participantes referiu ter lido todo o manual (p.22). Desses, 14 usuários leram sem fazer recapitulações ou consultas de itens isolados e sete referiram não ter lido parte alguma do manual. A grande maioria dos participantes (38 usuários) indicou o manual como um material importante para sua adaptação ao AASI e sete não responderam essa pergunta. A maioria dos participantes avaliou a relevância dos temas e a qualidade das ilustrações como “muito bom” e “bom” e nenhum participante avaliou qualitativamente o manual como “ruim” ou “muito ruim”. Conclusão: O Manual do usuário de AASI, desenvolvido no serviço de saúde auditiva no DF mostrou-se acessível aos usuários, com informações consideradas relevantes, claras e ilustrativas de acordo com sua opinião.
Abstract: In order to reduce difficulties in understanding verbal instructions, it sought to evaluate the use of printed material as a complement to new user’s guidance. Objective: This work aims to evaluate effectiveness of the instructional material for the hearing aid user prepared by extension students of the Speech Therapy course and distributed in a hearing health service in the DF, regarding its clarity of information and usefulness of the topics covered. Method: New users of hearing aids from an accredited hearing health service in the Federal District, aged 18 years or older, were invited to participate in the research; diagnosis of hearing loss; minimum health and physical conditions to answer the effectiveness questionnaire of the AASI Manual. The questionnaire had a space for patient identification, date of application of the questionnaire and date of receipt of the device. It consisted of nine questions, mostly multiple choice, about the use and impressions of the manual. The questions addressed whether the material was received, whether it was read and details of the reading; self-judgment of the importance of the manual and specific parts of it; readability and layout of images. Results: 45 new users of hearing aids participated in this sample, of which 41 declared to have received the Instruction Manual produced by the project. Most participants(25) reported having read the entire manual (p.22). Of these, 14 users read without reviewing or consulting isolated items and seven reported not having read any part of the manual. The vast majority of participants (38 users) indicated the manual as an important material for their adaptation to the hearing aid and seven did not answer this question. Most participants rated the relevance of the themes and the quality of the illustrations as “very good” and “good”, and no participant qualitatively rated the manual as “bad” or “very bad”. Conclusion: The hearing aid user manual, developed in a hearing health service in the DF proved to be accessible to users, with information considered relevant, clear and illustrative according to their opinion.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2022.
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