Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Isabella Monteiro de Castro | - |
dc.contributor.author | Brito, Inglydi dos Santos de | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Inglydi dos Santos de. Avaliação de material informativo por novos usuários de AASI em serviço de saúde auditiva no Distrito Federal. 2022. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o intuito de minimizar dificuldades de compreensão de instruções verbais,
comum a novos protetizados, buscou-se avaliar o uso do material impresso complementar à
orientação ao paciente usuário de AASI. Objetivo: Este trabalho visa avaliar a efetividade do
material de instrução ao usuário de AASI elaborado por alunos extensionistas do curso de
Fonoaudiologia e distribuído em um serviço de saúde auditiva no DF, quanto a sua clareza de
informações e utilidade dos tópicos abordados. Método: Foram convidados a participar da
pesquisa novos usuários de AASI de um serviço de saúde auditiva credenciado no DF, com
idade a partir de 18 anos; diagnóstico de perda auditiva; condições mínimas de saúde e físicas
para responder ao questionário de efetividade do Manual do AASI. O questionário contou
com espaço de identificação do paciente, data de aplicação do questionário e do recebimento
do aparelho. Foi constituído por nove questões, em maioria de múltipla escolha, a respeito do
uso e impressões sobre o manual. Os questionamentos abordaram se houve recebimento do
material, se foi feita a leitura e detalhes da leitura; auto julgamento da importância do manual
e de partes específicas dele; legibilidade e layout das imagens. Resultados: Participaram
dessa amostra 45 novos usuários de AASI, destes 41 declaram ter recebido o Manual de
instrução produzido pelo projeto. A maioria (25) dos participantes referiu ter lido todo o
manual (p.22). Desses, 14 usuários leram sem fazer recapitulações ou consultas de itens
isolados e sete referiram não ter lido parte alguma do manual. A grande maioria dos
participantes (38 usuários) indicou o manual como um material importante para sua
adaptação ao AASI e sete não responderam essa pergunta. A maioria dos participantes
avaliou a relevância dos temas e a qualidade das ilustrações como “muito bom” e “bom” e
nenhum participante avaliou qualitativamente o manual como “ruim” ou “muito ruim”.
Conclusão: O Manual do usuário de AASI, desenvolvido no serviço de saúde auditiva no DF
mostrou-se acessível aos usuários, com informações consideradas relevantes, claras e
ilustrativas de acordo com sua opinião. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aparelhos auditivos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Deficiência auditiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Material didático | pt_BR |
dc.subject.keyword | Qualidade de vida | pt_BR |
dc.title | Avaliação de material informativo por novos usuários de AASI em serviço de saúde auditiva no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-03T15:50:15Z | - |
dc.date.available | 2024-09-03T15:50:15Z | - |
dc.date.submitted | 2022-04-30 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39795 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In order to reduce difficulties in understanding verbal instructions, it sought to
evaluate the use of printed material as a complement to new user’s guidance. Objective: This
work aims to evaluate effectiveness of the instructional material for the hearing aid user
prepared by extension students of the Speech Therapy course and distributed in a hearing
health service in the DF, regarding its clarity of information and usefulness of the topics
covered. Method: New users of hearing aids from an accredited hearing health service in the
Federal District, aged 18 years or older, were invited to participate in the research; diagnosis
of hearing loss; minimum health and physical conditions to answer the effectiveness
questionnaire of the AASI Manual. The questionnaire had a space for patient identification,
date of application of the questionnaire and date of receipt of the device. It consisted of nine
questions, mostly multiple choice, about the use and impressions of the manual. The
questions addressed whether the material was received, whether it was read and details of the
reading; self-judgment of the importance of the manual and specific parts of it; readability
and layout of images. Results: 45 new users of hearing aids participated in this sample, of
which 41 declared to have received the Instruction Manual produced by the project. Most
participants(25) reported having read the entire manual (p.22). Of these, 14 users read
without reviewing or consulting isolated items and seven reported not having read any part of
the manual. The vast majority of participants (38 users) indicated the manual as an important
material for their adaptation to the hearing aid and seven did not answer this question. Most
participants rated the relevance of the themes and the quality of the illustrations as “very
good” and “good”, and no participant qualitatively rated the manual as “bad” or “very bad”.
Conclusion: The hearing aid user manual, developed in a hearing health service in the DF
proved to be accessible to users, with information considered relevant, clear and illustrative
according to their opinion. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Fonoaudiologia
|