Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39744
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JoaoLucasCruz_tcc.pdf3,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Investigação, avaliação e implementação de sistema de navegação autônomo, embarcado em dispositivos móveis para atendimento de alunos com deficiência visual
Autor(es): Cruz, João Lucas da
Orientador(es): Llanos Quintero, Carlos Humberto
Coorientador(es): Correa, Mayra Batista
Assunto: Filtro de Kalman
Sistema de posicionamento indoor
Data de apresentação: 20-Dez-2023
Data de publicação: 29-Ago-2024
Referência: CRUZ, João Lucas da. Investigação, avaliação e implementação de sistema de navegação autônomo, embarcado em dispositivos móveis para atendimento de alunos com deficiência visual. 2023. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Um ambiente é considerado acessível quando este pode ser devidamente utilizado por diferentes usuários, incluindo pessoas com deficiência visual. Este público pode encontrar várias dificuldades no cotidiano, sendo a navegação em percursos desconhecidos ou especialmente complexos uma delas. Essa dificuldade torna-se ainda mais acentuada em ambientes indoor, que podem apresentar um maior número de obstáculos se comparados com ambientes outdoor. Os sistemas de posicionamento indoor (IPS) ainda apresentam desafios técnicos a serem explorados e superados devido às especificidades dos ambientes que dificultam a generalização de soluções. Além disso, tecnologias que utilizam estruturas que fazem parte do Global Global Navigation Statellite Systems (GNSS) não são adequadas para utilização em recintos fechados. A Universidade de Brasília (UnB), locus desse estudo, ainda não possui solução tecnológica para auxiliar na navegação indoor de seus usuários. Assim, este trabalho apresenta uma proposta de metodologia para o desenvolvimento de um IPS na forma de aplicativo (MovUnB) para smartphones. O aplicativo deve ser capaz de guiar usuários com ou sem deficiência visual dentro de edifícios, utilizando-se das técnicas de Pedestrian Dead Reckoning (PDR) e fingerprint de sinais Wi-Fi, amplamente difundidas na literatura, combinados a partir de um filtro de Kalman linear. O aplicativo proposto é capaz de estimar a posição do usuário com precisão de 1,73 m, o que tem potencial para auxiliar o usuário a localizar salas de aula e banheiros, aumentando a acessibilidade de localização, o que gera sentimento de pertencimento dos estudantes e consequente permanência dos estudantes em ambiente universitário.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecatrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.