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https://bdm.unb.br/handle/10483/39735
Título: | Modelagem e simulação de Jamming em comunicação V2X |
Autor(es): | Correa, Davi Salomão Soares |
Orientador(es): | Cruz, Fernando William |
Coorientador(es): | Santos, Giovanni Almeida |
Assunto: | Veículos autônomos |
Data de apresentação: | 20-Dez-2023 |
Data de publicação: | 29-Ago-2024 |
Referência: | CORRÊA, Davi Salomão Soares. Modelagem e simulação de Jamming em comunicação V2X. 2023. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Veículos autônomos representam uma inovação promissora. Eles não apenas percebem e
interpretam o ambiente ao redor, mas também são capazes de planejar rotas e gerenciar
seus próprios movimentos. A evolução dessa tecnologia tem um impacto significativo tanto
no trânsito quanto no avanço científico, destacando sua importância. Embora cada veículo
perceba o meio localmente, a complexidade e as variações do ambiente limitam o desenvolvimento
de um veículo totalmente autônomo. No entanto, com a evolução dos veículos em
rede, é possível compensar os atrasos dos sensores, melhorar a percepção local do ambiente
e estender para uma visão global. Tal avanço aproxima o desenvolvimento dessa tecnologia
ao seu mais alto grau de autonomia. Para avaliar esse tema, foram realizadas simulações no
Simu5G, permitindo o teste de cenários sem custos adicionais. Essas simulações abordaram
especificamente os casos de uso Do Not PassWarning (DNPW) e Intersection Movement Assist
(IMA), que são definidos no 3rd Generation Partnership Project (3GPP). Esses casos de uso
foram então adaptados para incluir cenários de ataque jamming na comunicação 5G. Os
resultados foram comparados com base em parâmetros como a qualidade de sinal, a taxa de
perda de pacotes, a distância entre veículos e a potência de saída do jammer. Observou-se que
a interferência do jammer prejudica as comunicações, afetando negativamente a qualidade
de sinal e aumentando a taxa de perda de pacotes, o que aumenta o risco de colisões. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Mecatrônica
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