Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cruz, Fernando William | - |
dc.contributor.author | Correa, Davi Salomão Soares | - |
dc.identifier.citation | CORRÊA, Davi Salomão Soares. Modelagem e simulação de Jamming em comunicação V2X. 2023. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Veículos autônomos representam uma inovação promissora. Eles não apenas percebem e
interpretam o ambiente ao redor, mas também são capazes de planejar rotas e gerenciar
seus próprios movimentos. A evolução dessa tecnologia tem um impacto significativo tanto
no trânsito quanto no avanço científico, destacando sua importância. Embora cada veículo
perceba o meio localmente, a complexidade e as variações do ambiente limitam o desenvolvimento
de um veículo totalmente autônomo. No entanto, com a evolução dos veículos em
rede, é possível compensar os atrasos dos sensores, melhorar a percepção local do ambiente
e estender para uma visão global. Tal avanço aproxima o desenvolvimento dessa tecnologia
ao seu mais alto grau de autonomia. Para avaliar esse tema, foram realizadas simulações no
Simu5G, permitindo o teste de cenários sem custos adicionais. Essas simulações abordaram
especificamente os casos de uso Do Not PassWarning (DNPW) e Intersection Movement Assist
(IMA), que são definidos no 3rd Generation Partnership Project (3GPP). Esses casos de uso
foram então adaptados para incluir cenários de ataque jamming na comunicação 5G. Os
resultados foram comparados com base em parâmetros como a qualidade de sinal, a taxa de
perda de pacotes, a distância entre veículos e a potência de saída do jammer. Observou-se que
a interferência do jammer prejudica as comunicações, afetando negativamente a qualidade
de sinal e aumentando a taxa de perda de pacotes, o que aumenta o risco de colisões. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos autônomos | pt_BR |
dc.title | Modelagem e simulação de Jamming em comunicação V2X | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-29T14:05:52Z | - |
dc.date.available | 2024-08-29T14:05:52Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39735 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Santos, Giovanni Almeida | - |
Aparece na Coleção: | Engenharia Mecatrônica
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