Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39717
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_CaioRuggieroNicolauSantos_tcc.pdf632,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: ADPF do impeachment à luz da análise da jurisprudência do STF : parâmetros para a delimitação do conceito de atos interna corporis do Poder Legislativo
Autor(es): Santos, Caio Ruggiero Nicolau
Orientador(es): Galvão, Jorge Octávio Lavocat
Assunto: Direito constitucional
Direito parlamentar
Processo legislativo
Impeachment
Data de apresentação: 28-Mai-2024
Data de publicação: 28-Ago-2024
Referência: SANTOS, Caio Ruggiero Nicolau. ADPF do impeachment à luz da análise da jurisprudência do STF: parâmetros para a delimitação do conceito de atos interna corporis do Poder Legislativo. 2024. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A presente pesquisa analisa criticamente a suficiência dos parâmetros utilizados pelo Supremo Tribunal Federal na delimitação do conceito de matéria interna corporis na ADPF 378/DF, que versa sobre o impeachment da ex-Presidente Dilma Rousseff, e a coerência desses parâmetros com os precedentes sobre matéria interna corporis no Poder Legislativo do Supremo. Nesse contexto, a metodologia proposta é análise jurisprudencial a partir da análise dos elementos da decisão aliada com a pesquisa bibliográfica sobre impeachment e atos interna corporis. Assim, o marco teórico utilizado é a pesquisa da Ana Paula de Barcellos sobre o controle judicial e constitucional dos atos interna corporis do Poder Legislativo e a teoria de Marcelo Neves sobre princípios. Ademais, os resultados alcançados demonstram que, embora a jurisprudência do Supremo, antes e depois da ADPF 378/DF, caminhe no sentido de não intervenção em atos interna corporis, os parâmetros adotados pelo STF para a delimitação de matéria interna corporis vão além da controvérsia ser sobre mera interpretação de norma regimental, na medida em que os princípios constitucionais são utilizados como balizadores interpretativos, de modo a dar incerteza e vagueza.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.