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Título: Educação inclusiva : a perspectiva do docente na educação básica do Distrito Federal
Autor(es): Souza, Leonardo Lopes de
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Educação inclusiva
Estudantes com necessidades educativas especiais
Professores de educação especial
Professores e alunos
Data de apresentação: 22-Set-2022
Data de publicação: 22-Ago-2024
Referência: SOUZA, Leonardo Lopes de. Educação inclusiva: a perspectiva do docente na educação básica do Distrito Federal. 2022. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2022.
Resumo: A Inclusão Escolar, nas últimas décadas, vem sendo constantemente debatida, avaliada e planejada para que seja cumprida, como determina a Constituição Federal que estipula a educação como um direito de todos e um dever do Estado. Assim, para se consolidar a Educação Inclusiva através da qual todos possam ter não somente o seu acesso assegurado, mas também sua permanência na escola, independentemente de sua condição, é necessária uma revolução nos atuais conceitos sobre educação e o engajamento de todos os profissionais da educação, além da família e do Estado. Importante entendimento sobre educação inclusiva é que esta não trata de proporcionar privilégios aos alunos com necessidades específicas, ao contrário, trata de assegurar que seus direitos constitucionais sejam assegurados. Para investigar a perspectiva sobre educação inclusiva do docente, foi utilizada uma pesquisa qualitativa - um fenômeno que recebe influência da cultura. As respostas a essa pesquisa foram classificadas em quatro categorias para facilitar a análise dos dados. Estes mostram, dentre outras informações, que as escolas não conseguem adequações curriculares e arquitetônicas de forma satisfatória o que é extremamente necessário para objetivar a escola de forma inclusiva.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2022.
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