Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Caixeta, Juliana Eugênia | - |
dc.contributor.author | Souza, Leonardo Lopes de | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Leonardo Lopes de. Educação inclusiva: a perspectiva do docente na educação básica do Distrito Federal. 2022. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Inclusão Escolar, nas últimas décadas, vem sendo constantemente debatida, avaliada e
planejada para que seja cumprida, como determina a Constituição Federal que estipula a
educação como um direito de todos e um dever do Estado. Assim, para se consolidar a
Educação Inclusiva através da qual todos possam ter não somente o seu acesso assegurado,
mas também sua permanência na escola, independentemente de sua condição, é necessária
uma revolução nos atuais conceitos sobre educação e o engajamento de todos os profissionais
da educação, além da família e do Estado.
Importante entendimento sobre educação inclusiva é que esta não trata de proporcionar
privilégios aos alunos com necessidades específicas, ao contrário, trata de assegurar que seus
direitos constitucionais sejam assegurados.
Para investigar a perspectiva sobre educação inclusiva do docente, foi utilizada uma pesquisa
qualitativa - um fenômeno que recebe influência da cultura. As respostas a essa pesquisa
foram classificadas em quatro categorias para facilitar a análise dos dados. Estes mostram,
dentre outras informações, que as escolas não conseguem adequações curriculares e
arquitetônicas de forma satisfatória o que é extremamente necessário para objetivar a escola
de forma inclusiva. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de educação especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores e alunos | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva : a perspectiva do docente na educação básica do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-22T17:01:27Z | - |
dc.date.available | 2024-08-22T17:01:27Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-22 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39655 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|