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| Título: | Textos para a cidadania : reflexão e ação para a clareza de textos governamentais digitais |
| Autor(es): | Bruni, Fábio Moassab |
| Orientador(es): | Resende, Viviane de Melo |
| Assunto: | Linguagem Letramento Cidadania |
| Data de apresentação: | 2020 |
| Data de publicação: | 21-Ago-2024 |
| Referência: | BRUNI, Fábio Moassab. Textos para a cidadania: reflexão e ação para a clareza de textos governamentais digitais . [2020] 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, [2020]. |
| Resumo: | A comunicação entre governo e sociedade é um ponto de tensão entre a
tecnoburocracia e a população. “Escrever difícil” é uma velha e conhecida prática de dominação
e poder: na Roma antiga, as normas eram editadas em latim, que era uma língua desconhecida
da população e, por contraditório que pareça, dali surgiu a regra de que não se podia alegar o
desconhecimento das leis para não cumpri-las. Em alguns países, essa tensão foi suficientemente forte para fomentar um movimento
da sociedade civil pelo “direito de entender”, ou seja, a obrigação de que o Estado seja claro em
relação aos direitos e deveres do cidadão e cidadã. Inglaterra e Estados Unidos da América têm
longa tradição de cobrança da sociedade civil, a ponto de Al Gore ter declarado que “a linguagem
clara é um direito civil”. Ambos países possuem, ainda hoje, páginas com orientações que são
referências importantes para outros países. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, [2020]. |
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| Aparece na Coleção: | Letras - Português
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