Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39607
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_PalomaCordeiroDosSantos_tcc.pdf470,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desafios e conquistas do professor iniciante sob o olhar do projeto de extensão “círculos formativos com professores iniciantes/ ingressantes”
Autor(es): Santos, Paloma Cordeiro dos
Orientador(es): Silva, Shirleide Pereira da Cruz
Assunto: Professor iniciante
Pedagogia - prática
Pedagogos - prática profissional
Distrito Federal (DF) - escolas públicas
Data de apresentação: 19-Dez-2023
Data de publicação: 20-Ago-2024
Referência: SANTOS, Paloma Cordeiro dos. Desafios e conquistas do professor iniciante sob o olhar do projeto de extensão “círculos formativos com professores iniciantes/ ingressantes”. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Esse artigo visa analisar as dificuldades e as conquistas encontradas pelas Professores Iniciantes/Ingressantes no ambiente escolar. O desafio de articular e gerir as situações desafiadoras do cotidiano, e a exploração das experiências focando nas complexidades descobertas decorrentes desse período de transição. A investigação focou em professores da instituição de ensino Escola Classe 831 de Samambaia, região Administrativa do Distrito Federal, a partir do Projeto “Círculos Formativos”. A análise utilizou como procedimentos os relatos das memórias vivenciadas pelas professoras durante os encontros do Projeto. O Projeto de Extensão, denominado "Círculos Formativos com Professores Iniciantes/Ingressantes", desempenha um papel fundamental na formação desses docentes. As análises destacam a importância de compreender as diversas dimensões dessas descobertas, que moldam não apenas o desenvolvimento individual dos educadores, mas também impactam diretamente a qualidade do ensino oferecido aos alunos. Portanto, enfatizamos a necessidade de superar inseguranças e frustrações para fortalecer o desenvolvimento dos professores iniciantes e contribuir positivamente para o sistema educacional como um todo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.