Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/39607
Título: | Desafios e conquistas do professor iniciante sob o olhar do projeto de extensão “círculos formativos com professores iniciantes/ ingressantes” |
Autor(es): | Santos, Paloma Cordeiro dos |
Orientador(es): | Silva, Shirleide Pereira da Cruz |
Assunto: | Professor iniciante Pedagogia - prática Pedagogos - prática profissional Distrito Federal (DF) - escolas públicas |
Data de apresentação: | 19-Dez-2023 |
Data de publicação: | 20-Ago-2024 |
Referência: | SANTOS, Paloma Cordeiro dos. Desafios e conquistas do professor iniciante sob o olhar do projeto de extensão “círculos formativos com professores iniciantes/ ingressantes”. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Esse artigo visa analisar as dificuldades e as conquistas encontradas pelas
Professores Iniciantes/Ingressantes no ambiente escolar. O desafio de articular e gerir
as situações desafiadoras do cotidiano, e a exploração das experiências focando nas
complexidades descobertas decorrentes desse período de transição. A investigação
focou em professores da instituição de ensino Escola Classe 831 de Samambaia,
região Administrativa do Distrito Federal, a partir do Projeto “Círculos Formativos”.
A análise utilizou como procedimentos os relatos das memórias vivenciadas
pelas professoras durante os encontros do Projeto. O Projeto de Extensão,
denominado "Círculos Formativos com Professores Iniciantes/Ingressantes",
desempenha um papel fundamental na formação desses docentes. As análises
destacam a importância de compreender as diversas dimensões dessas descobertas,
que moldam não apenas o desenvolvimento individual dos educadores, mas também
impactam diretamente a qualidade do ensino oferecido aos alunos.
Portanto, enfatizamos a necessidade de superar inseguranças e frustrações
para fortalecer o desenvolvimento dos professores iniciantes e contribuir
positivamente para o sistema educacional como um todo. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.