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Título: As práticas pedagógicas e o processo de inclusão escolar
Autor(es): Santos, Kamilla Azevedo dos
Orientador(es): Alves, Cândida Beatriz
Assunto: Práticas pedagógicas
Inclusão escolar
Educação especial
Políticas públicas
Data de apresentação: 9-Fev-2024
Data de publicação: 20-Ago-2024
Referência: SANTOS, Kamilla Azevedo dos. As práticas pedagógicas e o processo de inclusão escolar. 2024. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Esse artigo é uma revisão sistemática de literatura sobre a influência das práticas pedagógicas no processo de inclusão escolar. As políticas públicas na área da educação especial tem avançado nos últimos anos, para que seja garantida a inserção e permanência das pessoas com deficiência dentro da escola, com isso o trabalho que é realizado com esses estudantes é um dos aspectos de grande relevância dentro desse processo. Portanto, o objetivo deste estudo é compreender a influência das práticas pedagógicas dentro do processo de inclusão escolar, a partir de artigos publicados entre os anos de 2018 a 2023. A metodologia dessa pesquisa é uma revisão sistemática de literatura com enfoque qualitativo. A busca dos artigos para estudo foi realizada no portal de periódicos da coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (CAPES). Ficou evidente que as práticas realizadas dentro da escola são por vezes excludentes, resultado proveniente em maior parte pela falta de formação inicial e continuada dos professores que atuam na educação especial na perspectiva inclusiva.
Abstract: This article is a theoretical review on the influence of pedagogical practices on the school inclusion process. Public policies in the area of special education have advanced in recent years, so that the insertion and permanence of people with disabilities within schools is guaranteed. Therefore, the work carried out with these students is one of the aspects of great relevance within this process. Therefore, the objective of this study is to understand the influence of pedagogical practices within the school inclusion process, based on articles published between 2018 and 2023. The methodology of this research is a systematic literature review with a qualitative focus. The search for articles for study was carried out on the journal portal of the coordination for the improvement of higher education personnel (CAPES). It was evident that the practices carried out within the school are sometimes exclusionary, a result largely due to the lack of initial and continuing training of teachers who work in special education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
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