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dc.contributor.advisorAlves, Cândida Beatriz-
dc.contributor.authorSantos, Kamilla Azevedo dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Kamilla Azevedo dos. As práticas pedagógicas e o processo de inclusão escolar. 2024. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEsse artigo é uma revisão sistemática de literatura sobre a influência das práticas pedagógicas no processo de inclusão escolar. As políticas públicas na área da educação especial tem avançado nos últimos anos, para que seja garantida a inserção e permanência das pessoas com deficiência dentro da escola, com isso o trabalho que é realizado com esses estudantes é um dos aspectos de grande relevância dentro desse processo. Portanto, o objetivo deste estudo é compreender a influência das práticas pedagógicas dentro do processo de inclusão escolar, a partir de artigos publicados entre os anos de 2018 a 2023. A metodologia dessa pesquisa é uma revisão sistemática de literatura com enfoque qualitativo. A busca dos artigos para estudo foi realizada no portal de periódicos da coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (CAPES). Ficou evidente que as práticas realizadas dentro da escola são por vezes excludentes, resultado proveniente em maior parte pela falta de formação inicial e continuada dos professores que atuam na educação especial na perspectiva inclusiva.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.titleAs práticas pedagógicas e o processo de inclusão escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-20T14:41:06Z-
dc.date.available2024-08-20T14:41:06Z-
dc.date.submitted2024-02-09-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39604-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This article is a theoretical review on the influence of pedagogical practices on the school inclusion process. Public policies in the area of special education have advanced in recent years, so that the insertion and permanence of people with disabilities within schools is guaranteed. Therefore, the work carried out with these students is one of the aspects of great relevance within this process. Therefore, the objective of this study is to understand the influence of pedagogical practices within the school inclusion process, based on articles published between 2018 and 2023. The methodology of this research is a systematic literature review with a qualitative focus. The search for articles for study was carried out on the journal portal of the coordination for the improvement of higher education personnel (CAPES). It was evident that the practices carried out within the school are sometimes exclusionary, a result largely due to the lack of initial and continuing training of teachers who work in special education.pt_BR
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