Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Alves, Cândida Beatriz | - |
dc.contributor.author | Santos, Kamilla Azevedo dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Kamilla Azevedo dos. As práticas pedagógicas e o processo de inclusão escolar. 2024. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse artigo é uma revisão sistemática de literatura sobre a influência das práticas
pedagógicas no processo de inclusão escolar. As políticas públicas na área da
educação especial tem avançado nos últimos anos, para que seja garantida a
inserção e permanência das pessoas com deficiência dentro da escola, com isso o
trabalho que é realizado com esses estudantes é um dos aspectos de grande
relevância dentro desse processo. Portanto, o objetivo deste estudo é compreender
a influência das práticas pedagógicas dentro do processo de inclusão escolar, a
partir de artigos publicados entre os anos de 2018 a 2023. A metodologia dessa
pesquisa é uma revisão sistemática de literatura com enfoque qualitativo. A busca
dos artigos para estudo foi realizada no portal de periódicos da coordenação de
aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (CAPES). Ficou evidente que as
práticas realizadas dentro da escola são por vezes excludentes, resultado
proveniente em maior parte pela falta de formação inicial e continuada dos
professores que atuam na educação especial na perspectiva inclusiva. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.title | As práticas pedagógicas e o processo de inclusão escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-20T14:41:06Z | - |
dc.date.available | 2024-08-20T14:41:06Z | - |
dc.date.submitted | 2024-02-09 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39604 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article is a theoretical review on the influence of pedagogical practices on the
school inclusion process. Public policies in the area of special education have
advanced in recent years, so that the insertion and permanence of people with
disabilities within schools is guaranteed. Therefore, the work carried out with these
students is one of the aspects of great relevance within this process. Therefore, the
objective of this study is to understand the influence of pedagogical practices within
the school inclusion process, based on articles published between 2018 and 2023.
The methodology of this research is a systematic literature review with a qualitative
focus. The search for articles for study was carried out on the journal portal of the
coordination for the improvement of higher education personnel (CAPES). It was evident that the practices carried out within the school are sometimes exclusionary, a
result largely due to the lack of initial and continuing training of teachers who work in
special education. | pt_BR |
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