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Título: Partilhando olhares sobre avaliação na educação infantil : uma análise de relatórios de desenvolvimento individual das crianças em uma instituição pública do Distrito Federal
Autor(es): Silva, Ana Beatriz Amaral da
Orientador(es): Pereira, Marcelo Fabiano Rodrigues
Assunto: Educação infantil
Aprendizagem
Distrito Federal (DF) - educação
Avaliação de aprendizagem
Data de apresentação: 19-Jan-2024
Data de publicação: 20-Ago-2024
Referência: SILVA, Ana Beatriz Amaral da. Partilhando olhares sobre avaliação na educação infantil: uma análise de relatórios de desenvolvimento individual das crianças em uma instituição pública do Distrito Federal. 2024. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Esta pesquisa buscou compreender o conteúdo de relatórios de desenvolvimento individual da criança de uma instituição pública do Distrito Federal, para refletir sobre a avaliação das aprendizagens e o desenvolvimento de crianças da Educação Infantil. Para isso foi realizada uma pesquisa documental, além de uma análise de 9 Relatórios do Desenvolvimento Individual da Criança - RDIC, elaborado por três professoras de 1º período. Na fundamentação teórica foi feito um breve histórico sobre a história das crianças e da infância a fim de investigar as concepções por trás desses conceitos construídos historicamente, junto com os principais documentos norteadores da educação. Também foi feita uma contextualização da constituição da Educação Infantil e das formas de se avaliar. Como metodologia, foi desenvolvido um trabalho na abordagem qualitativa, pois possibilita uma melhor compreensão do fenômeno social e humano no contexto em que está inserido. Esta pesquisa tem como referencial Hadji (2001), Luckesi (2000; 2011), Villas Boas (2011; 2019), Freitas (2014), Ostetto (2011) e Hoffmann (2005; 2008). Em síntese, os resultados obtidos através da análise demonstram que a avaliação presente nos RDICs evidenciam as práticas avaliativas do processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças de forma formativa, considerando-as como sujeitos em pleno desenvolvimento. Nessa concepção, são valorizados aspectos físicos, motores, cognitivos, afetivos e sociais, com destaque para intervenções pedagógicas.
Abstract: This research sought to understand the content of descriptive reports from a public institution in the Federal District, to reflect on the assessment of learning and development of children in Early Childhood Education. For this purpose, documentary research was carried out, in addition to an analysis of 9 reports on the child's individual development - RDIC, prepared by three 1st period teachers. In the theoretical foundation, a brief history was made about the history of children and childhood in order to investigate the conceptions behind these historically constructed concepts, together with the main documents guiding education. A contextualization of the constitution of Early Childhood Education and the ways of evaluating it was also made. As a methodology, work was developed using a qualitative approach, as it enables a better understanding of the social and human phenomenon in the context in which it is inserted. This research is based on Perrenoud (1999), Luckesi (2000; 2011), Villas Boas (2011; 2019), Freitas (2014) and Hoffmann (2005; 2008). In summary, the results obtained through the analysis demonstrate that the evaluation present in the RDICs highlights the evaluation practices of the children's learning and development process in a formative way, considering them as subjects in full development. In this conception, physical, motor, cognitive, affective and social aspects are valued, with emphasis on pedagogical interventions.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
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