Título: | Partilhando olhares sobre avaliação na educação infantil : uma análise de relatórios de desenvolvimento individual das crianças em uma instituição pública do Distrito Federal |
Autor(es): | Silva, Ana Beatriz Amaral da |
Orientador(es): | Pereira, Marcelo Fabiano Rodrigues |
Assunto: | Educação infantil Aprendizagem Distrito Federal (DF) - educação Avaliação de aprendizagem |
Data de apresentação: | 19-Jan-2024 |
Data de publicação: | 20-Ago-2024 |
Referência: | SILVA, Ana Beatriz Amaral da. Partilhando olhares sobre avaliação na educação infantil: uma análise de relatórios de desenvolvimento individual das crianças em uma instituição pública do Distrito Federal. 2024. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Esta pesquisa buscou compreender o conteúdo de relatórios de desenvolvimento individual
da criança de uma instituição pública do Distrito Federal, para refletir sobre a avaliação das
aprendizagens e o desenvolvimento de crianças da Educação Infantil. Para isso foi realizada
uma pesquisa documental, além de uma análise de 9 Relatórios do Desenvolvimento
Individual da Criança - RDIC, elaborado por três professoras de 1º período. Na
fundamentação teórica foi feito um breve histórico sobre a história das crianças e da infância
a fim de investigar as concepções por trás desses conceitos construídos historicamente, junto
com os principais documentos norteadores da educação. Também foi feita uma
contextualização da constituição da Educação Infantil e das formas de se avaliar. Como
metodologia, foi desenvolvido um trabalho na abordagem qualitativa, pois possibilita uma
melhor compreensão do fenômeno social e humano no contexto em que está inserido. Esta
pesquisa tem como referencial Hadji (2001), Luckesi (2000; 2011), Villas Boas (2011;
2019), Freitas (2014), Ostetto (2011) e Hoffmann (2005; 2008). Em síntese, os resultados
obtidos através da análise demonstram que a avaliação presente nos RDICs evidenciam as
práticas avaliativas do processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças de forma
formativa, considerando-as como sujeitos em pleno desenvolvimento. Nessa concepção, são
valorizados aspectos físicos, motores, cognitivos, afetivos e sociais, com destaque para
intervenções pedagógicas. |
Abstract: | This research sought to understand the content of descriptive reports from a public institution
in the Federal District, to reflect on the assessment of learning and development of children in
Early Childhood Education. For this purpose, documentary research was carried out, in
addition to an analysis of 9 reports on the child's individual development - RDIC, prepared by
three 1st period teachers. In the theoretical foundation, a brief history was made about the
history of children and childhood in order to investigate the conceptions behind these
historically constructed concepts, together with the main documents guiding education. A
contextualization of the constitution of Early Childhood Education and the ways of evaluating
it was also made. As a methodology, work was developed using a qualitative approach, as it
enables a better understanding of the social and human phenomenon in the context in which it
is inserted. This research is based on Perrenoud (1999), Luckesi (2000; 2011), Villas Boas
(2011; 2019), Freitas (2014) and Hoffmann (2005; 2008). In summary, the results obtained
through the analysis demonstrate that the evaluation present in the RDICs highlights the evaluation practices of the children's learning and development process in a formative way,
considering them as subjects in full development. In this conception, physical, motor,
cognitive, affective and social aspects are valued, with emphasis on pedagogical
interventions. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.