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dc.contributor.advisorPereira, Marcelo Fabiano Rodrigues-
dc.contributor.authorSilva, Ana Beatriz Amaral da-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Beatriz Amaral da. Partilhando olhares sobre avaliação na educação infantil: uma análise de relatórios de desenvolvimento individual das crianças em uma instituição pública do Distrito Federal. 2024. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou compreender o conteúdo de relatórios de desenvolvimento individual da criança de uma instituição pública do Distrito Federal, para refletir sobre a avaliação das aprendizagens e o desenvolvimento de crianças da Educação Infantil. Para isso foi realizada uma pesquisa documental, além de uma análise de 9 Relatórios do Desenvolvimento Individual da Criança - RDIC, elaborado por três professoras de 1º período. Na fundamentação teórica foi feito um breve histórico sobre a história das crianças e da infância a fim de investigar as concepções por trás desses conceitos construídos historicamente, junto com os principais documentos norteadores da educação. Também foi feita uma contextualização da constituição da Educação Infantil e das formas de se avaliar. Como metodologia, foi desenvolvido um trabalho na abordagem qualitativa, pois possibilita uma melhor compreensão do fenômeno social e humano no contexto em que está inserido. Esta pesquisa tem como referencial Hadji (2001), Luckesi (2000; 2011), Villas Boas (2011; 2019), Freitas (2014), Ostetto (2011) e Hoffmann (2005; 2008). Em síntese, os resultados obtidos através da análise demonstram que a avaliação presente nos RDICs evidenciam as práticas avaliativas do processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças de forma formativa, considerando-as como sujeitos em pleno desenvolvimento. Nessa concepção, são valorizados aspectos físicos, motores, cognitivos, afetivos e sociais, com destaque para intervenções pedagógicas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF) - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação de aprendizagempt_BR
dc.titlePartilhando olhares sobre avaliação na educação infantil : uma análise de relatórios de desenvolvimento individual das crianças em uma instituição pública do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-20T13:27:42Z-
dc.date.available2024-08-20T13:27:42Z-
dc.date.submitted2024-01-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39586-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research sought to understand the content of descriptive reports from a public institution in the Federal District, to reflect on the assessment of learning and development of children in Early Childhood Education. For this purpose, documentary research was carried out, in addition to an analysis of 9 reports on the child's individual development - RDIC, prepared by three 1st period teachers. In the theoretical foundation, a brief history was made about the history of children and childhood in order to investigate the conceptions behind these historically constructed concepts, together with the main documents guiding education. A contextualization of the constitution of Early Childhood Education and the ways of evaluating it was also made. As a methodology, work was developed using a qualitative approach, as it enables a better understanding of the social and human phenomenon in the context in which it is inserted. This research is based on Perrenoud (1999), Luckesi (2000; 2011), Villas Boas (2011; 2019), Freitas (2014) and Hoffmann (2005; 2008). In summary, the results obtained through the analysis demonstrate that the evaluation present in the RDICs highlights the evaluation practices of the children's learning and development process in a formative way, considering them as subjects in full development. In this conception, physical, motor, cognitive, affective and social aspects are valued, with emphasis on pedagogical interventions.pt_BR
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