Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39583
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_AlineAlvesCarvalhoDeOliveira_tcc.pdf912,3 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Autor(es): Oliveira, Aline Alves Carvalho de
Orientador(es): Bahniuk, Caroline
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Trabalho docente
Distrito Federal (DF) - educação
Pedagogos - prática profissional
Data de apresentação: 30-Jan-2024
Data de publicação: 20-Ago-2024
Referência: OLIVEIRA, Aline Alves Carvalho de. O trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é analisar o Trabalho Docente na Educação de Jovens e Adultos, e seus objetivos específicos são: analisar os desafios dos docentes da EJA, verificar as especificidades e condições deste trabalho e discutir a formação docente e práticas pedagógicas para EJA. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica para isso foi realizado um levantamento bibliográfico, de artigos e teses e dissertações datados do período de 2017 à 2023, a partir dos descritores: Trabalho Docente and Educação de Jovens e Adultos e Professor and Educação de Jovens e Adultos na plataforma Portal de Periódicos Capes e no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Após a leitura dos resumos, destacamos 8 produções para a análise: cinco artigos e três dissertações de mestrado. Sintetizamos cada uma delas no trabalho e abstraímos das mesmas três temáticas para debater e compreender mais a fundo o Trabalho Docente na EJA: Formação docente; Práticas pedagógicas na EJA e as Condições do Trabalho Docente na EJA. Ao final, a presente pesquisa conseguiu evidenciar as principais questões que atravessam o Trabalho Docente na Educação de Jovens e Adultos, as categorias extraídas a partir das análises justificam a problemática e a importância de dialogar sobre o Trabalho Docente.
Abstract: The general objective of this research is to analyze the Teaching Work in Youth and Adult Education in the Federal District, the specific objectives are to analyze the challenges of EJA teachers, verify the specificities and conditions of this work and discuss teacher training and pedagogical practices for EJA. The methodology used was bibliographic research. To this end, a bibliographic survey was carried out, of articles dated from 2017 to 2023, using the descriptors: Teaching Work and Youth and Adult Education and Teacher and Youth and Adult Education on the Capes Periodicals Portal platform, CAPES Theses and Dissertations Bank, plus a dissertation from Google Scholar, after reading the abstracts, we highlighted 8 productions for analysis: five articles and three master's dissertations. We summarized each of them in the paper and abstracted three themes from them in order to debate and understand Teacher Work in the EJA in more depth: teacher training, pedagogical practices in the EJA and the conditions of Teacher Work in the EJA. In the end, we concluded that: this research was able to highlight the main issues that cross Teacher Work in Youth and Adult Education, the categories extracted from the analysis justify the problem and the importance of dialoguing on this issue.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.