Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Bahniuk, Caroline | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Aline Alves Carvalho de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Aline Alves Carvalho de. O trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo geral desta pesquisa é analisar o Trabalho Docente na Educação de Jovens e Adultos,
e seus objetivos específicos são: analisar os desafios dos docentes da EJA, verificar as
especificidades e condições deste trabalho e discutir a formação docente e práticas pedagógicas
para EJA. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica para isso foi realizado um
levantamento bibliográfico, de artigos e teses e dissertações datados do período de 2017 à 2023,
a partir dos descritores: Trabalho Docente and Educação de Jovens e Adultos e Professor and
Educação de Jovens e Adultos na plataforma Portal de Periódicos Capes e no Banco de Teses
e Dissertações da CAPES. Após a leitura dos resumos, destacamos 8 produções para a análise:
cinco artigos e três dissertações de mestrado. Sintetizamos cada uma delas no trabalho e
abstraímos das mesmas três temáticas para debater e compreender mais a fundo o Trabalho
Docente na EJA: Formação docente; Práticas pedagógicas na EJA e as Condições do Trabalho
Docente na EJA. Ao final, a presente pesquisa conseguiu evidenciar as principais questões que
atravessam o Trabalho Docente na Educação de Jovens e Adultos, as categorias extraídas a
partir das análises justificam a problemática e a importância de dialogar sobre o Trabalho
Docente. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - prática profissional | pt_BR |
dc.title | O trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-20T13:01:01Z | - |
dc.date.available | 2024-08-20T13:01:01Z | - |
dc.date.submitted | 2024-01-30 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39583 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The general objective of this research is to analyze the Teaching Work in Youth and
Adult Education in the Federal District, the specific objectives are to analyze the challenges of
EJA teachers, verify the specificities and conditions of this work and discuss teacher training
and pedagogical practices for EJA. The methodology used was bibliographic research. To this
end, a bibliographic survey was carried out, of articles dated from 2017 to 2023, using the
descriptors: Teaching Work and Youth and Adult Education and Teacher and Youth and Adult
Education on the Capes Periodicals Portal platform, CAPES Theses and Dissertations Bank,
plus a dissertation from Google Scholar, after reading the abstracts, we highlighted 8
productions for analysis: five articles and three master's dissertations. We summarized each of
them in the paper and abstracted three themes from them in order to debate and understand
Teacher Work in the EJA in more depth: teacher training, pedagogical practices in the EJA and
the conditions of Teacher Work in the EJA. In the end, we concluded that: this research was
able to highlight the main issues that cross Teacher Work in Youth and Adult Education, the
categories extracted from the analysis justify the problem and the importance of dialoguing on
this issue. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|