Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39575
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_ThuanyNunesSilvaFonseca_tcc.pdf1,5 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Práticas pedagógicas lúdicas na educação inclusiva
Autor(es): Fonseca, Thuany Nunes da Silva
Orientador(es): Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade
Assunto: Educação inclusiva
Jogos educativos
Jogos em educação
Práticas educativas
Ludicidade
Data de apresentação: 18-Dez-2023
Data de publicação: 19-Ago-2024
Referência: FONSECA, Thuany Nunes da Silva. Práticas pedagógicas lúdicas na educação inclusiva. 2023. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo dialogar entre as práticas pedagógicas lúdicas para uma educação inclusiva e sua relação com as experiências vivenciadas no Estágio realizado no Ensino Fundamental 1 em colégio particular do DF durante o curso de Pedagogia da Universidade de Brasília. Refletir, analisar e exemplificar com a sistematização de atividades, jogos pedagógicos, em forma de brincadeira resultaram no aprimoramento dos planejamentos pedagógicos e avanço na alfabetização dos estudantes. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, por meio da observação participante. Ao longo do estágio foram utilizados jogos pedagógicos, atividades práticas de memorização, com o objetivo de promover a inclusão dos estudantes neuro divergentes -experiência que contribuiu para a formação em Pedagogia. Como resultado da aplicação de diferentes técnicas de alfabetização e letramento, de acordo com a especificidade de cada criança, observamos o avanço na alfabetização a partir da utilização de testes da psicogênese. Concluiu-se que as práticas pedagógicas desenvolvidas aprimoram o aprendizado e desenvolvimento daqueles estudantes, mesmo com todas as dificuldades e desafios enfrentados, as interações e atividades experimentadas colaboraram para a sistematização desta experiência. Portanto, com diferentes crianças foi possível promover sua inclusão e entrosamento com o restante da turma.
Abstract: The aim of this paper is to discuss playful pedagogical practices for inclusive education and their relationship with the experiences gained during the internship at the University of Brasilia's Primary School. Reflecting, analyzing and exemplifying with the systematization of activities, pedagogical games, in the form of play resulted in the improvement of pedagogical planning and progress in students' literacy. The methodology used was a qualitative approach, using participant observation. Throughout the internship, pedagogical games and practical memorization activities were used, with the aim of promoting the inclusion of neuro-different students - an experience that contributed to my training in Pedagogy. As a result of the application of different literacy and literacy techniques, according to the specific characteristics of each child, we observed progress in literacy through the use of psychogenesis tests. It was concluded that the pedagogical practices developed enhance the learning and development of these students, even with all the difficulties and challenges faced, the interactions and activities tried to collaborate to systematize this experience. Therefore, with different children, it was possible to promote their inclusion and integration with the rest of the class.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.