Título: | Práticas pedagógicas lúdicas na educação inclusiva |
Autor(es): | Fonseca, Thuany Nunes da Silva |
Orientador(es): | Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade |
Assunto: | Educação inclusiva Jogos educativos Jogos em educação Práticas educativas Ludicidade |
Data de apresentação: | 18-Dez-2023 |
Data de publicação: | 19-Ago-2024 |
Referência: | FONSECA, Thuany Nunes da Silva. Práticas pedagógicas lúdicas na educação inclusiva. 2023. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo dialogar entre as práticas pedagógicas lúdicas para uma
educação inclusiva e sua relação com as experiências vivenciadas no Estágio realizado no
Ensino Fundamental 1 em colégio particular do DF durante o curso de Pedagogia da
Universidade de Brasília. Refletir, analisar e exemplificar com a sistematização de atividades,
jogos pedagógicos, em forma de brincadeira resultaram no aprimoramento dos planejamentos
pedagógicos e avanço na alfabetização dos estudantes. A metodologia utilizada foi a abordagem
qualitativa, por meio da observação participante. Ao longo do estágio foram utilizados jogos
pedagógicos, atividades práticas de memorização, com o objetivo de promover a inclusão dos
estudantes neuro divergentes -experiência que contribuiu para a formação em Pedagogia. Como
resultado da aplicação de diferentes técnicas de alfabetização e letramento, de acordo com a
especificidade de cada criança, observamos o avanço na alfabetização a partir da utilização de
testes da psicogênese.
Concluiu-se que as práticas pedagógicas desenvolvidas aprimoram o aprendizado e
desenvolvimento daqueles estudantes, mesmo com todas as dificuldades e desafios enfrentados,
as interações e atividades experimentadas colaboraram para a sistematização desta experiência.
Portanto, com diferentes crianças foi possível promover sua inclusão e entrosamento com o
restante da turma. |
Abstract: | The aim of this paper is to discuss playful pedagogical practices for inclusive education and their
relationship with the experiences gained during the internship at the University of Brasilia's Primary
School. Reflecting, analyzing and exemplifying with the systematization of activities, pedagogical
games, in the form of play resulted in the improvement of pedagogical planning and progress in students'
literacy. The methodology used was a qualitative approach, using participant observation. Throughout
the internship, pedagogical games and practical memorization activities were used, with the aim of
promoting the inclusion of neuro-different students - an experience that contributed to my training in
Pedagogy. As a result of the application of different literacy and literacy techniques, according to the
specific characteristics of each child, we observed progress in literacy through the use of psychogenesis
tests. It was concluded that the pedagogical practices developed enhance the learning and development
of these students, even with all the difficulties and challenges faced, the interactions and activities tried
to collaborate to systematize this experience. Therefore, with different children, it was possible to
promote their inclusion and integration with the rest of the class. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.