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2023_ThuanyNunesSilvaFonseca_tcc.pdf1,5 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorBareicha, Paulo Sérgio de Andrade-
dc.contributor.authorFonseca, Thuany Nunes da Silva-
dc.identifier.citationFONSECA, Thuany Nunes da Silva. Práticas pedagógicas lúdicas na educação inclusiva. 2023. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo dialogar entre as práticas pedagógicas lúdicas para uma educação inclusiva e sua relação com as experiências vivenciadas no Estágio realizado no Ensino Fundamental 1 em colégio particular do DF durante o curso de Pedagogia da Universidade de Brasília. Refletir, analisar e exemplificar com a sistematização de atividades, jogos pedagógicos, em forma de brincadeira resultaram no aprimoramento dos planejamentos pedagógicos e avanço na alfabetização dos estudantes. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, por meio da observação participante. Ao longo do estágio foram utilizados jogos pedagógicos, atividades práticas de memorização, com o objetivo de promover a inclusão dos estudantes neuro divergentes -experiência que contribuiu para a formação em Pedagogia. Como resultado da aplicação de diferentes técnicas de alfabetização e letramento, de acordo com a especificidade de cada criança, observamos o avanço na alfabetização a partir da utilização de testes da psicogênese. Concluiu-se que as práticas pedagógicas desenvolvidas aprimoram o aprendizado e desenvolvimento daqueles estudantes, mesmo com todas as dificuldades e desafios enfrentados, as interações e atividades experimentadas colaboraram para a sistematização desta experiência. Portanto, com diferentes crianças foi possível promover sua inclusão e entrosamento com o restante da turma.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordJogos educativospt_BR
dc.subject.keywordJogos em educaçãopt_BR
dc.subject.keywordPráticas educativaspt_BR
dc.subject.keywordLudicidadept_BR
dc.titlePráticas pedagógicas lúdicas na educação inclusivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-19T17:40:43Z-
dc.date.available2024-08-19T17:40:43Z-
dc.date.submitted2023-12-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39575-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The aim of this paper is to discuss playful pedagogical practices for inclusive education and their relationship with the experiences gained during the internship at the University of Brasilia's Primary School. Reflecting, analyzing and exemplifying with the systematization of activities, pedagogical games, in the form of play resulted in the improvement of pedagogical planning and progress in students' literacy. The methodology used was a qualitative approach, using participant observation. Throughout the internship, pedagogical games and practical memorization activities were used, with the aim of promoting the inclusion of neuro-different students - an experience that contributed to my training in Pedagogy. As a result of the application of different literacy and literacy techniques, according to the specific characteristics of each child, we observed progress in literacy through the use of psychogenesis tests. It was concluded that the pedagogical practices developed enhance the learning and development of these students, even with all the difficulties and challenges faced, the interactions and activities tried to collaborate to systematize this experience. Therefore, with different children, it was possible to promote their inclusion and integration with the rest of the class.pt_BR
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