Título: | Perspectivas epistemológicas da formação de professores : um estudo comparativo entre os projetos pedagógicos do curso de pedagogia da UnB e da UFG |
Autor(es): | Santos, Sabrina Marques dos |
Orientador(es): | Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da |
Assunto: | Pedagogos - formação Epistemologia Pedagogia |
Data de apresentação: | 19-Dez-2023 |
Data de publicação: | 19-Ago-2024 |
Referência: | SANTOS, Sabrina Marques dos. Perspectivas epistemológicas da formação de professores: um estudo comparativo entre os projetos pedagógicos do curso de pedagogia da UnB e da UFG. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O presente artigo é uma análise acerca das perspectivas epistemológicas presentes
nos Projetos Pedagógicos do Curso de pedagogia da Universidade Federal do Goiás e da
Universidade de Brasília. É importante ressaltar que essa pesquisa está ligada a uma pesquisa
macro que busca analisar as perspectivas epistemológicas da formação de professores de todo
o Brasil, tal pesquisa é financiada pela Fap- DF. Portanto, nesse trabalho há um recorte para a
região Centro-Oeste, sendo assim, o objetivo deste artigo é analisar quais perspectivas
epistemológicas expressas nos Projetos Pedagógicos do Curso de pedagogia da UFG e da UnB
vêm orientando a formação de professores. Por meio desse objetivo é possível identificar as
perspectivas epistemológicas da formação de professores dessas duas instituições e observar se
existe semelhanças e/ou diferenças entre elas. Logo, para o desenvolvimento deste trabalho foi
utilizado a metodologia quanti-quali, quantitativa para a seleção das instituições de ensino
superior e qualitativa para a análise documental nos Projetos Pedagógicos do Curso de
pedagogia da UFG e da UnB. Como resultado, percebemos que o curso de pedagogia da UFG
e da UnB tem elementos entre uma epistemologia da práxis e da prática, o da UFG se aproxima
mais da racionalidade prática, e o da UnB aborda a relação e a articulação teoria e prática,
adentrando a racionalidade prática e a epistemologia da práxis. |
Abstract: | This article is an analysis of the epistemological perspectives present in the
Pedagogical Projects of the Pedagogy Course at the Federal University of Goiás and the
University of Brasília. It is important to highlight that this research is linked to macro research
that seeks to analyze the epistemological perspectives of teacher training throughout Brazil.
This research is financed by Fap-DF. Therefore, in this work there is a focus on the CentralWest region, therefore, the objective of this article is to analyze which epistemological
perspectives expressed in the Pedagogical Projects of the Pedagogy Course at UFG and UnB
have been guiding teacher training. Through this objective, it is possible to identify the
epistemological perspectives of teacher training at these two institutions and observe whether
there are similarities and/or differences between them. Therefore, for the development of this
work, the quantitative-quali methodology was used, quantitative for the selection of higher
education institutions and qualitative for document analysis in the Pedagogical Projects of the
Pedagogy Course at UFG and UnB. As a result, we realized that the pedagogy course at UFG
and UnB has elements between an epistemology of praxis and practice, the UFG course is closer
to practical rationality, and the UnB course addresses the relationship and articulation between
theory and practice, delving into practical rationality and the epistemology of praxis. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.