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Título: Perspectivas epistemológicas da formação de professores : um estudo comparativo entre os projetos pedagógicos do curso de pedagogia da UnB e da UFG
Autor(es): Santos, Sabrina Marques dos
Orientador(es): Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Assunto: Pedagogos - formação
Epistemologia
Pedagogia
Data de apresentação: 19-Dez-2023
Data de publicação: 19-Ago-2024
Referência: SANTOS, Sabrina Marques dos. Perspectivas epistemológicas da formação de professores: um estudo comparativo entre os projetos pedagógicos do curso de pedagogia da UnB e da UFG. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente artigo é uma análise acerca das perspectivas epistemológicas presentes nos Projetos Pedagógicos do Curso de pedagogia da Universidade Federal do Goiás e da Universidade de Brasília. É importante ressaltar que essa pesquisa está ligada a uma pesquisa macro que busca analisar as perspectivas epistemológicas da formação de professores de todo o Brasil, tal pesquisa é financiada pela Fap- DF. Portanto, nesse trabalho há um recorte para a região Centro-Oeste, sendo assim, o objetivo deste artigo é analisar quais perspectivas epistemológicas expressas nos Projetos Pedagógicos do Curso de pedagogia da UFG e da UnB vêm orientando a formação de professores. Por meio desse objetivo é possível identificar as perspectivas epistemológicas da formação de professores dessas duas instituições e observar se existe semelhanças e/ou diferenças entre elas. Logo, para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizado a metodologia quanti-quali, quantitativa para a seleção das instituições de ensino superior e qualitativa para a análise documental nos Projetos Pedagógicos do Curso de pedagogia da UFG e da UnB. Como resultado, percebemos que o curso de pedagogia da UFG e da UnB tem elementos entre uma epistemologia da práxis e da prática, o da UFG se aproxima mais da racionalidade prática, e o da UnB aborda a relação e a articulação teoria e prática, adentrando a racionalidade prática e a epistemologia da práxis.
Abstract: This article is an analysis of the epistemological perspectives present in the Pedagogical Projects of the Pedagogy Course at the Federal University of Goiás and the University of Brasília. It is important to highlight that this research is linked to macro research that seeks to analyze the epistemological perspectives of teacher training throughout Brazil. This research is financed by Fap-DF. Therefore, in this work there is a focus on the CentralWest region, therefore, the objective of this article is to analyze which epistemological perspectives expressed in the Pedagogical Projects of the Pedagogy Course at UFG and UnB have been guiding teacher training. Through this objective, it is possible to identify the epistemological perspectives of teacher training at these two institutions and observe whether there are similarities and/or differences between them. Therefore, for the development of this work, the quantitative-quali methodology was used, quantitative for the selection of higher education institutions and qualitative for document analysis in the Pedagogical Projects of the Pedagogy Course at UFG and UnB. As a result, we realized that the pedagogy course at UFG and UnB has elements between an epistemology of praxis and practice, the UFG course is closer to practical rationality, and the UnB course addresses the relationship and articulation between theory and practice, delving into practical rationality and the epistemology of praxis.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
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