Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39574
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_SabrinaMarquesDosSantos_tcc.pdf795,54 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da-
dc.contributor.authorSantos, Sabrina Marques dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Sabrina Marques dos. Perspectivas epistemológicas da formação de professores: um estudo comparativo entre os projetos pedagógicos do curso de pedagogia da UnB e da UFG. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo é uma análise acerca das perspectivas epistemológicas presentes nos Projetos Pedagógicos do Curso de pedagogia da Universidade Federal do Goiás e da Universidade de Brasília. É importante ressaltar que essa pesquisa está ligada a uma pesquisa macro que busca analisar as perspectivas epistemológicas da formação de professores de todo o Brasil, tal pesquisa é financiada pela Fap- DF. Portanto, nesse trabalho há um recorte para a região Centro-Oeste, sendo assim, o objetivo deste artigo é analisar quais perspectivas epistemológicas expressas nos Projetos Pedagógicos do Curso de pedagogia da UFG e da UnB vêm orientando a formação de professores. Por meio desse objetivo é possível identificar as perspectivas epistemológicas da formação de professores dessas duas instituições e observar se existe semelhanças e/ou diferenças entre elas. Logo, para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizado a metodologia quanti-quali, quantitativa para a seleção das instituições de ensino superior e qualitativa para a análise documental nos Projetos Pedagógicos do Curso de pedagogia da UFG e da UnB. Como resultado, percebemos que o curso de pedagogia da UFG e da UnB tem elementos entre uma epistemologia da práxis e da prática, o da UFG se aproxima mais da racionalidade prática, e o da UnB aborda a relação e a articulação teoria e prática, adentrando a racionalidade prática e a epistemologia da práxis.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordEpistemologiapt_BR
dc.subject.keywordPedagogiapt_BR
dc.titlePerspectivas epistemológicas da formação de professores : um estudo comparativo entre os projetos pedagógicos do curso de pedagogia da UnB e da UFGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-19T17:09:26Z-
dc.date.available2024-08-19T17:09:26Z-
dc.date.submitted2023-12-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39574-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This article is an analysis of the epistemological perspectives present in the Pedagogical Projects of the Pedagogy Course at the Federal University of Goiás and the University of Brasília. It is important to highlight that this research is linked to macro research that seeks to analyze the epistemological perspectives of teacher training throughout Brazil. This research is financed by Fap-DF. Therefore, in this work there is a focus on the CentralWest region, therefore, the objective of this article is to analyze which epistemological perspectives expressed in the Pedagogical Projects of the Pedagogy Course at UFG and UnB have been guiding teacher training. Through this objective, it is possible to identify the epistemological perspectives of teacher training at these two institutions and observe whether there are similarities and/or differences between them. Therefore, for the development of this work, the quantitative-quali methodology was used, quantitative for the selection of higher education institutions and qualitative for document analysis in the Pedagogical Projects of the Pedagogy Course at UFG and UnB. As a result, we realized that the pedagogy course at UFG and UnB has elements between an epistemology of praxis and practice, the UFG course is closer to practical rationality, and the UnB course addresses the relationship and articulation between theory and practice, delving into practical rationality and the epistemology of praxis.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.