Título: | Utilização de jogos como gênero textual no processo de alfabetização e letramento |
Autor(es): | Santos, Maria Izabel dos |
Orientador(es): | Rocha, Deise Ramos da |
Assunto: | Alfabetização Jogos educativos Letramento Educação lúdica |
Data de apresentação: | 20-Dez-2023 |
Data de publicação: | 19-Ago-2024 |
Referência: | SANTOS, Maria Izabel dos. Utilização de jogos como gênero textual no processo de alfabetização e letramento. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A utilização de jogos no processo de alfabetização tem se mostrado uma estratégia
eficaz para engajar e motivar os aprendizes. Os jogos no contexto da alfabetização
não apenas oferecem uma abordagem lúdica, mas também possibilitam a
personalização do aprendizado, adaptando-se ao ritmo e às necessidades
individuais dos alunos. Ao introduzir elementos de diversão e desafio, esses jogos
promovem uma aprendizagem mais significativa, contribuindo para o
desenvolvimento sólido das habilidades de alfabetização desde as fases iniciais da
educação. Com o objetivo de trazer um jogo como gênero textual onde seria
trabalhado as instruções, promover diversão e facilitar o processo de aprendizagem,
foi realizada uma observação que permitiu inserir jogos adaptados de acordo com o
interesse dos alunos e assim, proporcionando momentos leves e de grandes
aprendizados. A análise revelou que a incorporação dos jogos no processo de
alfabetização e letramento de forma estratégica, pode trazer mudanças positivas,
proporcionando uma experiência eficaz. |
Abstract: | The use of games in the literacy process has proven to be an effective strategy for
engaging and motivating learners. Games in the context of literacy not only offer a
playful approach, but also allow personalization of learning, adapting to the pace and
individual needs of students. By introducing elements of fun and challenge, these
games promote more meaningful learning, contributing to the solid development of
literacy skills from the earliest stages of education. With the aim of bringing a game
as a textual genre where instructions would be worked on, promoting fun and
facilitating the learning process, an observation was carried out that allowed the insertion of games adapted according to the students' interests and thus, providing
light and great moments Learnings. The analysis revealed that incorporating games
into the literacy process in a strategic way can bring positive changes, providing an
effective experience. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Pedagogia
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