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Título: Utilização de jogos como gênero textual no processo de alfabetização e letramento
Autor(es): Santos, Maria Izabel dos
Orientador(es): Rocha, Deise Ramos da
Assunto: Alfabetização
Jogos educativos
Letramento
Educação lúdica
Data de apresentação: 20-Dez-2023
Data de publicação: 19-Ago-2024
Referência: SANTOS, Maria Izabel dos. Utilização de jogos como gênero textual no processo de alfabetização e letramento. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A utilização de jogos no processo de alfabetização tem se mostrado uma estratégia eficaz para engajar e motivar os aprendizes. Os jogos no contexto da alfabetização não apenas oferecem uma abordagem lúdica, mas também possibilitam a personalização do aprendizado, adaptando-se ao ritmo e às necessidades individuais dos alunos. Ao introduzir elementos de diversão e desafio, esses jogos promovem uma aprendizagem mais significativa, contribuindo para o desenvolvimento sólido das habilidades de alfabetização desde as fases iniciais da educação. Com o objetivo de trazer um jogo como gênero textual onde seria trabalhado as instruções, promover diversão e facilitar o processo de aprendizagem, foi realizada uma observação que permitiu inserir jogos adaptados de acordo com o interesse dos alunos e assim, proporcionando momentos leves e de grandes aprendizados. A análise revelou que a incorporação dos jogos no processo de alfabetização e letramento de forma estratégica, pode trazer mudanças positivas, proporcionando uma experiência eficaz.
Abstract: The use of games in the literacy process has proven to be an effective strategy for engaging and motivating learners. Games in the context of literacy not only offer a playful approach, but also allow personalization of learning, adapting to the pace and individual needs of students. By introducing elements of fun and challenge, these games promote more meaningful learning, contributing to the solid development of literacy skills from the earliest stages of education. With the aim of bringing a game as a textual genre where instructions would be worked on, promoting fun and facilitating the learning process, an observation was carried out that allowed the insertion of games adapted according to the students' interests and thus, providing light and great moments Learnings. The analysis revealed that incorporating games into the literacy process in a strategic way can bring positive changes, providing an effective experience.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
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