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dc.contributor.advisorRocha, Deise Ramos da-
dc.contributor.authorSantos, Maria Izabel dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Izabel dos. Utilização de jogos como gênero textual no processo de alfabetização e letramento. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA utilização de jogos no processo de alfabetização tem se mostrado uma estratégia eficaz para engajar e motivar os aprendizes. Os jogos no contexto da alfabetização não apenas oferecem uma abordagem lúdica, mas também possibilitam a personalização do aprendizado, adaptando-se ao ritmo e às necessidades individuais dos alunos. Ao introduzir elementos de diversão e desafio, esses jogos promovem uma aprendizagem mais significativa, contribuindo para o desenvolvimento sólido das habilidades de alfabetização desde as fases iniciais da educação. Com o objetivo de trazer um jogo como gênero textual onde seria trabalhado as instruções, promover diversão e facilitar o processo de aprendizagem, foi realizada uma observação que permitiu inserir jogos adaptados de acordo com o interesse dos alunos e assim, proporcionando momentos leves e de grandes aprendizados. A análise revelou que a incorporação dos jogos no processo de alfabetização e letramento de forma estratégica, pode trazer mudanças positivas, proporcionando uma experiência eficaz.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordJogos educativospt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordEducação lúdicapt_BR
dc.titleUtilização de jogos como gênero textual no processo de alfabetização e letramentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-19T13:00:56Z-
dc.date.available2024-08-19T13:00:56Z-
dc.date.submitted2023-12-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39561-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The use of games in the literacy process has proven to be an effective strategy for engaging and motivating learners. Games in the context of literacy not only offer a playful approach, but also allow personalization of learning, adapting to the pace and individual needs of students. By introducing elements of fun and challenge, these games promote more meaningful learning, contributing to the solid development of literacy skills from the earliest stages of education. With the aim of bringing a game as a textual genre where instructions would be worked on, promoting fun and facilitating the learning process, an observation was carried out that allowed the insertion of games adapted according to the students' interests and thus, providing light and great moments Learnings. The analysis revealed that incorporating games into the literacy process in a strategic way can bring positive changes, providing an effective experience.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



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