Título: | Estado do conhecimento sobre a formação de gestores escolares (2016-2022) : apontamentos e perspectivas |
Autor(es): | Lopes, Maria Clara Sousa de Barros |
Orientador(es): | Cruz, Shirleide Pereira da Silva |
Assunto: | Gestor escolar Gestor escolar - formação continuada Gestão escolar democrática |
Data de apresentação: | 18-Dez-2023 |
Data de publicação: | 19-Ago-2024 |
Referência: | LOPES, Maria Clara Sousa de Barros. Estado do conhecimento sobre a formação de gestores escolares (2016-2022): apontamentos e perspectivas. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este trabalho apresenta apontamentos e perspectivas sobre a formação de gestores
escolares nos últimos seis anos. Entendendo que as práticas do cotidiano do gestor escolar são
também resultados de formações diretas e/ou indiretas as quais estão envolvidos, foram
selecionados 49 trabalhos nas bases de dados CAPES e BDTD, com recorte temporário de 2016
a 2022, onde posteriormente foram analisados e categorizados em quatro temas referentes aos
gestores escolares: formação continuada em âmbito federal, estadual e municipal; tendências
de formação continuada; formação inicial; e formação continuada na modalidade à distância.
De modo geral, pôde-se constatar que há perspectivas gerencialistas e empresariais permeando
as formações de gestores escolares, bem como a concepção científico-racional abordada por
Libâneo (2013) para a organização e gestão das escolas. Destaca-se a importância de trabalhos
que evidenciam a formação de gestores escolares com vistas a investigação, análise e superação
para o avanço da educação pública de qualidade. |
Abstract: | This work presents notes and perspectives on the training of school managers over
the last six years. Understanding that the daily practices of school managers are also the result
of direct and/or indirect training in which they are involved, 49 works were selected from the
CAPES and BDTD databases, with a temporary cut-off from 2016 to 2022, where they were
later analyzed and categorized. on four themes relating to school managers: continuing training
at federal, state and municipal levels; continuing education trends; Initial formation; and
continued training in distance learning. In general, it could be seen that there are managerialist
and business perspectives permeating the training of school managers, as well as the scientificrational conception addressed by Libâneo (2013) for the organization and management of
schools. The importance of work that highlights the training of school managers with a view to investigation, analysis and overcoming for the advancement of quality public education is
highlighted. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.