Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39558
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MariaClaraSousaLopes_tcc.pdf387,76 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCruz, Shirleide Pereira da Silva-
dc.contributor.authorLopes, Maria Clara Sousa de Barros-
dc.identifier.citationLOPES, Maria Clara Sousa de Barros. Estado do conhecimento sobre a formação de gestores escolares (2016-2022): apontamentos e perspectivas. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta apontamentos e perspectivas sobre a formação de gestores escolares nos últimos seis anos. Entendendo que as práticas do cotidiano do gestor escolar são também resultados de formações diretas e/ou indiretas as quais estão envolvidos, foram selecionados 49 trabalhos nas bases de dados CAPES e BDTD, com recorte temporário de 2016 a 2022, onde posteriormente foram analisados e categorizados em quatro temas referentes aos gestores escolares: formação continuada em âmbito federal, estadual e municipal; tendências de formação continuada; formação inicial; e formação continuada na modalidade à distância. De modo geral, pôde-se constatar que há perspectivas gerencialistas e empresariais permeando as formações de gestores escolares, bem como a concepção científico-racional abordada por Libâneo (2013) para a organização e gestão das escolas. Destaca-se a importância de trabalhos que evidenciam a formação de gestores escolares com vistas a investigação, análise e superação para o avanço da educação pública de qualidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGestor escolarpt_BR
dc.subject.keywordGestor escolar - formação continuadapt_BR
dc.subject.keywordGestão escolar democráticapt_BR
dc.titleEstado do conhecimento sobre a formação de gestores escolares (2016-2022) : apontamentos e perspectivaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-19T12:35:32Z-
dc.date.available2024-08-19T12:35:32Z-
dc.date.submitted2023-12-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39558-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work presents notes and perspectives on the training of school managers over the last six years. Understanding that the daily practices of school managers are also the result of direct and/or indirect training in which they are involved, 49 works were selected from the CAPES and BDTD databases, with a temporary cut-off from 2016 to 2022, where they were later analyzed and categorized. on four themes relating to school managers: continuing training at federal, state and municipal levels; continuing education trends; Initial formation; and continued training in distance learning. In general, it could be seen that there are managerialist and business perspectives permeating the training of school managers, as well as the scientificrational conception addressed by Libâneo (2013) for the organization and management of schools. The importance of work that highlights the training of school managers with a view to investigation, analysis and overcoming for the advancement of quality public education is highlighted.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.