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Título: Currículos Afrocentrados : decolonialidade como um caminho antirracista para a implementação da Lei n° 10.639/03
Autor(es): Silva, Nathalie Soares da
Orientador(es): Souza, Wilder Silva de
Coorientador(es): Rezende, Poliana
Assunto: Currículo escolar
Projeto político-pedagógico
Relações étnico-raciais
Brasil. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003
Data de apresentação: 8-Jan-2023
Data de publicação: 14-Ago-2024
Referência: SILVA, Nathalie Soares da. Currículos Afrocentrados: decolonialidade como um caminho antirracista para a implementação da Lei n° 10.639/03. 2023. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A epistemologia negra e a base colonial presente nos currículos escolares têm sido tema de discussão há algum tempo na academia. Nesse sentido, motivada pelo questionamento acerca dos componentes que estruturam um currículo afrocentrado e decolonial, buscou-se refletir sobre a possibilidade desse instrumento, que está presente nas escolas, atuar como um caráter assertivo na implementação da Lei n o 10.639/03. Para isso, foram analisados dois Projetos Políticos-Pedagógicos (PPPs) de escolas que intitulam suas práticas dentro da perspectiva afrocentrada, juntamente de um diálogo com uma bibliografia direcionada ao tema de pesquisa. O desfecho da pesquisa apontou para o potencial decolonial dos currículos afrocentrados na implementação da legislação, visto que há o ímpeto de romper com conceitos estabelecidos que reforçam e legitimam saberes hegemônicos, ao se basearem na construção de outros referenciais que visam a promoção de uma educação antirracista.
Abstract: The black epistemology and the colonial roots present in school curriculum have been a topic of discussion for some time in academy. From this perspective, motivated by the questioning of the components that underpin an afrocentric and decolonial curriculum, there was a reflection on the possibility of this instrument, which is present in schools, acting as an assertive character in the implementation of Law nº. 10.639/03. To this end, we analyzed two Political-Pedagogical Projects (PPPs) from schools that describe their practices from an afrocentric perspective, in dialogue with a bibliography on the research topic. The outcome of the research pointed to the decolonial potential of afrocentric curriculum in the implementation of legislation, since there is an impetus to break with established concepts that reinforce and legitimize hegemonic ideas, based on the construction of other references aimed at promoting anti-racist education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
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