Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Souza, Wilder Silva de | - |
dc.contributor.author | Silva, Nathalie Soares da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Nathalie Soares da. Currículos Afrocentrados: decolonialidade como um caminho antirracista para a implementação da Lei n° 10.639/03. 2023. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A epistemologia negra e a base colonial presente nos currículos escolares têm sido
tema de discussão há algum tempo na academia. Nesse sentido, motivada pelo
questionamento acerca dos componentes que estruturam um currículo afrocentrado
e decolonial, buscou-se refletir sobre a possibilidade desse instrumento, que está
presente nas escolas, atuar como um caráter assertivo na implementação da Lei n
o
10.639/03. Para isso, foram analisados dois Projetos Políticos-Pedagógicos (PPPs)
de escolas que intitulam suas práticas dentro da perspectiva afrocentrada,
juntamente de um diálogo com uma bibliografia direcionada ao tema de pesquisa. O
desfecho da pesquisa apontou para o potencial decolonial dos currículos
afrocentrados na implementação da legislação, visto que há o ímpeto de romper
com conceitos estabelecidos que reforçam e legitimam saberes hegemônicos, ao se
basearem na construção de outros referenciais que visam a promoção de uma
educação antirracista. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projeto político-pedagógico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003 | pt_BR |
dc.title | Currículos Afrocentrados : decolonialidade como um caminho antirracista para a implementação da Lei n° 10.639/03 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-14T19:22:51Z | - |
dc.date.available | 2024-08-14T19:22:51Z | - |
dc.date.submitted | 2023-01-08 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39541 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Rezende, Poliana | - |
dc.description.abstract1 | The black epistemology and the colonial roots present in school curriculum have
been a topic of discussion for some time in academy. From this perspective,
motivated by the questioning of the components that underpin an afrocentric and
decolonial curriculum, there was a reflection on the possibility of this instrument,
which is present in schools, acting as an assertive character in the implementation of
Law nº. 10.639/03. To this end, we analyzed two Political-Pedagogical Projects
(PPPs) from schools that describe their practices from an afrocentric perspective, in
dialogue with a bibliography on the research topic. The outcome of the research
pointed to the decolonial potential of afrocentric curriculum in the implementation of
legislation, since there is an impetus to break with established concepts that reinforce
and legitimize hegemonic ideas, based on the construction of other references aimed
at promoting anti-racist education. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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