Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39541
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_NathalieSoaresDaSilva_tcc.pdf16,58 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSouza, Wilder Silva de-
dc.contributor.authorSilva, Nathalie Soares da-
dc.identifier.citationSILVA, Nathalie Soares da. Currículos Afrocentrados: decolonialidade como um caminho antirracista para a implementação da Lei n° 10.639/03. 2023. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA epistemologia negra e a base colonial presente nos currículos escolares têm sido tema de discussão há algum tempo na academia. Nesse sentido, motivada pelo questionamento acerca dos componentes que estruturam um currículo afrocentrado e decolonial, buscou-se refletir sobre a possibilidade desse instrumento, que está presente nas escolas, atuar como um caráter assertivo na implementação da Lei n o 10.639/03. Para isso, foram analisados dois Projetos Políticos-Pedagógicos (PPPs) de escolas que intitulam suas práticas dentro da perspectiva afrocentrada, juntamente de um diálogo com uma bibliografia direcionada ao tema de pesquisa. O desfecho da pesquisa apontou para o potencial decolonial dos currículos afrocentrados na implementação da legislação, visto que há o ímpeto de romper com conceitos estabelecidos que reforçam e legitimam saberes hegemônicos, ao se basearem na construção de outros referenciais que visam a promoção de uma educação antirracista.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCurrículo escolarpt_BR
dc.subject.keywordProjeto político-pedagógicopt_BR
dc.subject.keywordRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subject.keywordBrasil. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003pt_BR
dc.titleCurrículos Afrocentrados : decolonialidade como um caminho antirracista para a implementação da Lei n° 10.639/03pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-14T19:22:51Z-
dc.date.available2024-08-14T19:22:51Z-
dc.date.submitted2023-01-08-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39541-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoRezende, Poliana-
dc.description.abstract1The black epistemology and the colonial roots present in school curriculum have been a topic of discussion for some time in academy. From this perspective, motivated by the questioning of the components that underpin an afrocentric and decolonial curriculum, there was a reflection on the possibility of this instrument, which is present in schools, acting as an assertive character in the implementation of Law nº. 10.639/03. To this end, we analyzed two Political-Pedagogical Projects (PPPs) from schools that describe their practices from an afrocentric perspective, in dialogue with a bibliography on the research topic. The outcome of the research pointed to the decolonial potential of afrocentric curriculum in the implementation of legislation, since there is an impetus to break with established concepts that reinforce and legitimize hegemonic ideas, based on the construction of other references aimed at promoting anti-racist education.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.