Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39540
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_NaraNovaesSilva_tcc.pdf567,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O feedback nas práticas avaliativas de professoras do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública do DF
Autor(es): Silva, Nara Novaes e
Orientador(es): Fernandes, Rosana César de Arruda
Assunto: Ensino fundamental - séries iniciais
Avaliação educacional - ensino fundamental
Pedagogos - prática profissional
Professores de ensino fundamental
Data de apresentação: 18-Dez-2023
Data de publicação: 14-Ago-2024
Referência: SILVA, Nara Novaes e. O feedback nas práticas avaliativas de professoras do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública do DF. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente artigo analisa as práticas avaliativas de professoras do 5º ano do ensino fundamental, buscando compreender a concepção de avaliação da/para as aprendizagens, com foco na utilização do recurso feedback. Optou-se pela pesquisa de abordagem qualitativa, com um estudo de caso, em uma escola do Ensino Fundamental I, da rede pública de ensino do Distrito Federal. Foram selecionados como procedimentos/instrumentos para levantamento de informações: a análise documental, observações de aulas e questionário. O referencial teórico ampara-se em Luckesi (2000;2008;2011); Veiga (2002;2004;2008) e Villas Boas (2006;2007;2011;2019), entre outros. Os resultados mostraram que as professoras, compreendem a importância da avaliação formativa e do feedback como um recurso valioso no processo de ensino-aprendizagem, no entanto, o feedback pedagógico precisa ser melhor compreendido para o avanço das práticas avaliativas.
Resumén: Este artículo analiza las prácticas de evaluación de docentes del 5º año de educación básica, buscando comprender el concepto de evaluación de/para el aprendizaje, centrándose en el uso del recurso de retroalimentación. Se optó por un enfoque de investigación cualitativo, con estudio de caso, en una Escuela Primaria I, de la red de educación pública del Distrito Federal. Se seleccionaron los procedimientos/instrumentos para la recolección de información: análisis de documentos, observaciones de clase y cuestionario. El marco teórico es sustentado por Luckesi (2000;2008;2011); Veiga (2002;2004;2008) y Villas Boas (2006;2007;2011;2019), entre otros. Los resultados mostraron que los docentes comprenden la importancia de la evaluación formativa y la retroalimentación como un recurso valioso en el proceso de enseñanza-aprendizaje; sin embargo, es necesario comprender mejor la retroalimentación pedagógica para avanzar en las prácticas de evaluación.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.