Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fernandes, Rosana César de Arruda | - |
dc.contributor.author | Silva, Nara Novaes e | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Nara Novaes e. O feedback nas práticas avaliativas de professoras do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública do DF. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo analisa as práticas avaliativas de professoras do 5º ano do ensino
fundamental, buscando compreender a concepção de avaliação da/para as aprendizagens, com
foco na utilização do recurso feedback. Optou-se pela pesquisa de abordagem qualitativa, com
um estudo de caso, em uma escola do Ensino Fundamental I, da rede pública de ensino do
Distrito Federal. Foram selecionados como procedimentos/instrumentos para levantamento de
informações: a análise documental, observações de aulas e questionário. O referencial teórico
ampara-se em Luckesi (2000;2008;2011); Veiga (2002;2004;2008) e Villas Boas
(2006;2007;2011;2019), entre outros. Os resultados mostraram que as professoras,
compreendem a importância da avaliação formativa e do feedback como um recurso valioso
no processo de ensino-aprendizagem, no entanto, o feedback pedagógico precisa ser melhor
compreendido para o avanço das práticas avaliativas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental - séries iniciais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação educacional - ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - prática profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | O feedback nas práticas avaliativas de professoras do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública do DF | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-14T19:00:11Z | - |
dc.date.available | 2024-08-14T19:00:11Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39540 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Este artículo analiza las prácticas de evaluación de docentes del 5º año de educación básica,
buscando comprender el concepto de evaluación de/para el aprendizaje, centrándose en el uso
del recurso de retroalimentación. Se optó por un enfoque de investigación cualitativo, con
estudio de caso, en una Escuela Primaria I, de la red de educación pública del Distrito Federal.
Se seleccionaron los procedimientos/instrumentos para la recolección de información: análisis
de documentos, observaciones de clase y cuestionario. El marco teórico es sustentado por
Luckesi (2000;2008;2011); Veiga (2002;2004;2008) y Villas Boas (2006;2007;2011;2019),
entre otros. Los resultados mostraron que los docentes comprenden la importancia de la
evaluación formativa y la retroalimentación como un recurso valioso en el proceso de
enseñanza-aprendizaje; sin embargo, es necesario comprender mejor la retroalimentación
pedagógica para avanzar en las prácticas de evaluación. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|