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dc.contributor.advisorFernandes, Rosana César de Arruda-
dc.contributor.authorSilva, Nara Novaes e-
dc.identifier.citationSILVA, Nara Novaes e. O feedback nas práticas avaliativas de professoras do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública do DF. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo analisa as práticas avaliativas de professoras do 5º ano do ensino fundamental, buscando compreender a concepção de avaliação da/para as aprendizagens, com foco na utilização do recurso feedback. Optou-se pela pesquisa de abordagem qualitativa, com um estudo de caso, em uma escola do Ensino Fundamental I, da rede pública de ensino do Distrito Federal. Foram selecionados como procedimentos/instrumentos para levantamento de informações: a análise documental, observações de aulas e questionário. O referencial teórico ampara-se em Luckesi (2000;2008;2011); Veiga (2002;2004;2008) e Villas Boas (2006;2007;2011;2019), entre outros. Os resultados mostraram que as professoras, compreendem a importância da avaliação formativa e do feedback como um recurso valioso no processo de ensino-aprendizagem, no entanto, o feedback pedagógico precisa ser melhor compreendido para o avanço das práticas avaliativas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental - séries iniciaispt_BR
dc.subject.keywordAvaliação educacional - ensino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordProfessores de ensino fundamentalpt_BR
dc.titleO feedback nas práticas avaliativas de professoras do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública do DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-14T19:00:11Z-
dc.date.available2024-08-14T19:00:11Z-
dc.date.submitted2023-12-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39540-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract2Este artículo analiza las prácticas de evaluación de docentes del 5º año de educación básica, buscando comprender el concepto de evaluación de/para el aprendizaje, centrándose en el uso del recurso de retroalimentación. Se optó por un enfoque de investigación cualitativo, con estudio de caso, en una Escuela Primaria I, de la red de educación pública del Distrito Federal. Se seleccionaron los procedimientos/instrumentos para la recolección de información: análisis de documentos, observaciones de clase y cuestionario. El marco teórico es sustentado por Luckesi (2000;2008;2011); Veiga (2002;2004;2008) y Villas Boas (2006;2007;2011;2019), entre otros. Los resultados mostraron que los docentes comprenden la importancia de la evaluación formativa y la retroalimentación como un recurso valioso en el proceso de enseñanza-aprendizaje; sin embargo, es necesario comprender mejor la retroalimentación pedagógica para avanzar en las prácticas de evaluación.pt_BR
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