Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39539
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MilleneNunesBarbosa_tcc.pdf233,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Teatro do oprimido com crianças e o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais
Autor(es): Barbosa, Millene Nunes
Orientador(es): Lisniowski, Simone Aparecida
Assunto: Teatro do Oprimido
Habilidades
Expressão artística
Teatro - educação
Data de apresentação: 19-Dez-2023
Data de publicação: 14-Ago-2024
Referência: BARBOSA, Millene Nunes. Teatro do oprimido com crianças e o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O Teatro do Oprimido é uma forma de expressão artística que potencializa a interação, a consciência de si e das relações socioafetivas, criando condições para a ampliação de habilidades socioemocionais. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi identificar quais são as habilidades desenvolvidas durante a realização das oficinas e aplicação dos jogos com crianças entre 8 e 10 anos. O estudo utilizou as técnicas da pesquisa qualitativa, especialmente na observação e descrição dos jogos que foram realizados em uma Casa de Acolhimento no Distrito Federal entre março e novembro de 2023. Para análise dos dados foram selecionados aqueles encontros nos quais identificou-se uma maior relevância quanto às habilidades citadas na fundamentação teórica da pesquisa. Ao fim do estudo, concluiu-se que a prática da escuta ativa no contexto do Teatro do Oprimido e a aplicação dos jogos proporcionam um espaço seguro para que as crianças expressem emoções e desenvolvam habilidades sociais. Ademais, os jogos do Teatro do Oprimido foram eficazes na promoção de competências como empatia, trabalho em equipe e resolução de conflitos.
Abstract: The Theater of the Oppressed is a form of artistic expression that enhances interaction, self-awareness, and socio-affective relationships, creating conditions for the expansion of socio-emotional skills. This study aimed to identify the skills developed during the workshops and application of the games with children between 8 and 10 years old. The study used qualitative research techniques, especially in the observation and description of games that were held in a Shelter home in the Federal District between March and November 2023. For data analysis, it was selected meetings in which a greater relevance was identified regarding the skills mentioned in the theoretical foundation of the research. At the end of the study, it was concluded that the practice of active listening in the context of the Theater of the Oppressed and the application of games provide a safe space for children to express emotions and develop social skills. Furthermore, the Theater of the Oppressed games were effective in promoting skills such as empathy, teamwork, and conflict resolution.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.