Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lisniowski, Simone Aparecida | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Millene Nunes | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Millene Nunes. Teatro do oprimido com crianças e o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Teatro do Oprimido é uma forma de expressão artística que potencializa a interação, a
consciência de si e das relações socioafetivas, criando condições para a ampliação de
habilidades socioemocionais. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi identificar quais são as
habilidades desenvolvidas durante a realização das oficinas e aplicação dos jogos com
crianças entre 8 e 10 anos. O estudo utilizou as técnicas da pesquisa qualitativa,
especialmente na observação e descrição dos jogos que foram realizados em uma Casa de
Acolhimento no Distrito Federal entre março e novembro de 2023. Para análise dos dados
foram selecionados aqueles encontros nos quais identificou-se uma maior relevância quanto
às habilidades citadas na fundamentação teórica da pesquisa. Ao fim do estudo, concluiu-se
que a prática da escuta ativa no contexto do Teatro do Oprimido e a aplicação dos jogos
proporcionam um espaço seguro para que as crianças expressem emoções e desenvolvam
habilidades sociais. Ademais, os jogos do Teatro do Oprimido foram eficazes na promoção de
competências como empatia, trabalho em equipe e resolução de conflitos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro do Oprimido | pt_BR |
dc.subject.keyword | Habilidades | pt_BR |
dc.subject.keyword | Expressão artística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro - educação | pt_BR |
dc.title | Teatro do oprimido com crianças e o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-14T18:46:30Z | - |
dc.date.available | 2024-08-14T18:46:30Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39539 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Theater of the Oppressed is a form of artistic expression that enhances interaction,
self-awareness, and socio-affective relationships, creating conditions for the expansion of
socio-emotional skills. This study aimed to identify the skills developed during the
workshops and application of the games with children between 8 and 10 years old. The study
used qualitative research techniques, especially in the observation and description of games
that were held in a Shelter home in the Federal District between March and November 2023.
For data analysis, it was selected meetings in which a greater relevance was identified
regarding the skills mentioned in the theoretical foundation of the research. At the end of the
study, it was concluded that the practice of active listening in the context of the Theater of the
Oppressed and the application of games provide a safe space for children to express emotions
and develop social skills. Furthermore, the Theater of the Oppressed games were effective in
promoting skills such as empathy, teamwork, and conflict resolution. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|