Título: | Os impactos do Novo Ensino Médio na educação de jovens e adultos : o que dizem as pesquisas? |
Autor(es): | Sousa, Milene Rodrigues de |
Orientador(es): | Bahniuk, Caroline |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Novo Ensino Médio Jovens - trabalho |
Data de apresentação: | 19-Dez-2023 |
Data de publicação: | 14-Ago-2024 |
Referência: | SOUSA, Milene Rodrigues de. Os impactos do Novo Ensino Médio na educação de jovens e adultos: o que dizem as pesquisas?. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A pesquisa buscou averiguar os impactos do Novo Ensino Médio (NEM) na
Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir da implementação da Lei nº
13.415/2017, que alterou a organização de forma ampla a última etapa da Educação
Básica. Desse modo, a metodologia da pesquisa abarcou o levantamento, seleção
e análise de artigos científicos, que tratam sobre a EJA e Ensino Médio publicados
entre 2017 à 2023 disponíveis nas plataformas: SCIELO e no Portal de periódicos
da CAPES, ao total foram cinco artigos selecionados. A partir do material analisado,
destacamos duas principais categorias para aprofundar a análise e compreender os
impactos do NEM na EJA: a relação Educação e Trabalho e a Dualidade Escolar.
Concluímos que ocorreu um aprofundamento da dualidade educacional na EJA/EM
com a implementação do NEM no ensino regular, e a precarização do ensino pela
ampliação da educação à distância; bem como a não incorporação de
especificidades do aluno trabalhador e a intensificação da juvenilização da EJA. |
Abstract: | The research sought to ascertain the impacts of the New High School (NMS) on
Youth and Adult Education (EJA) from the implementation of Law No. 13,415/2017,
which broadly changed the organization of the last stage of Basic Education. In this
way, the research methodology covered the survey, selection and analysis of
scientific articles dealing with YAE and Secondary Education published between
2017 and 2023 available on the platforms: SCIELO and the CAPES Journals Portal,
a total of five articles were selected. Based on the material analyzed, we highlighted
two main categories to deepen the analysis and understand the impacts of NEM on
EJA: the relationship between Education and Work and School Duality. We
concluded that there was a deepening of the educational duality in the EJA/EM with
the implementation of the NEM in regular education, and the precariousness of
teaching due to the expansion of distance education; as well as the failure to
incorporate the specificities of working students and the intensification of the
juvenilization of the EJA. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.