Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39538
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MilenaRodriguesDeSousa_tcc.pdf425,86 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBahniuk, Caroline-
dc.contributor.authorSousa, Milene Rodrigues de-
dc.identifier.citationSOUSA, Milene Rodrigues de. Os impactos do Novo Ensino Médio na educação de jovens e adultos: o que dizem as pesquisas?. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa buscou averiguar os impactos do Novo Ensino Médio (NEM) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir da implementação da Lei nº 13.415/2017, que alterou a organização de forma ampla a última etapa da Educação Básica. Desse modo, a metodologia da pesquisa abarcou o levantamento, seleção e análise de artigos científicos, que tratam sobre a EJA e Ensino Médio publicados entre 2017 à 2023 disponíveis nas plataformas: SCIELO e no Portal de periódicos da CAPES, ao total foram cinco artigos selecionados. A partir do material analisado, destacamos duas principais categorias para aprofundar a análise e compreender os impactos do NEM na EJA: a relação Educação e Trabalho e a Dualidade Escolar. Concluímos que ocorreu um aprofundamento da dualidade educacional na EJA/EM com a implementação do NEM no ensino regular, e a precarização do ensino pela ampliação da educação à distância; bem como a não incorporação de especificidades do aluno trabalhador e a intensificação da juvenilização da EJA.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subject.keywordJovens - trabalhopt_BR
dc.titleOs impactos do Novo Ensino Médio na educação de jovens e adultos : o que dizem as pesquisas?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-14T18:08:54Z-
dc.date.available2024-08-14T18:08:54Z-
dc.date.submitted2023-12-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39538-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The research sought to ascertain the impacts of the New High School (NMS) on Youth and Adult Education (EJA) from the implementation of Law No. 13,415/2017, which broadly changed the organization of the last stage of Basic Education. In this way, the research methodology covered the survey, selection and analysis of scientific articles dealing with YAE and Secondary Education published between 2017 and 2023 available on the platforms: SCIELO and the CAPES Journals Portal, a total of five articles were selected. Based on the material analyzed, we highlighted two main categories to deepen the analysis and understand the impacts of NEM on EJA: the relationship between Education and Work and School Duality. We concluded that there was a deepening of the educational duality in the EJA/EM with the implementation of the NEM in regular education, and the precariousness of teaching due to the expansion of distance education; as well as the failure to incorporate the specificities of working students and the intensification of the juvenilization of the EJA.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.