Título: | “Pensando nas infâncias com olhos de criança” : reflexões sobre práticas docentes respeitosas e a promoção do protagonismo infantil |
Autor(es): | Brandão, Luana Pereira |
Orientador(es): | Munhoz, Silmara Carina Dornelas |
Assunto: | Educação infantil Pedagogos - formação Professores - educação infantil Professores e alunos |
Data de apresentação: | 18-Dez-2023 |
Data de publicação: | 14-Ago-2024 |
Referência: | BRANDÃO, Luana Pereira. “Pensando nas infâncias com olhos de criança”: reflexões sobre práticas docentes respeitosas e a promoção do protagonismo infantil. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O intuito deste trabalho foi analisar como as concepções de professores sobre a criança e
uma postura respeitosa com a mesma influenciam na promoção do protagonismo infantil.
Dentro dessa proposta, procurou-se conhecer a concepção de professores da educação
infantil sobre as infâncias, especificidades da criança e da docência nesse período, investigar
o que o professor da Educação Infantil entende como uma postura respeitosa com a criança
e discutir o papel do respeito e da autonomia na promoção do protagonismo. Para isso, foram
realizadas entrevistas semi-estruturadas através da plataforma Google Meet entre os dias seis
de novembro a quatorze de novembro de 2023, com cinco professoras desse segmento que
atuam em diferentes regiões do Distrito Federal. As análises partiram da ideia de que o papel
da educação é emancipar os sujeitos, potencializando suas capacidades e os tornando aptos
a serem cidadãos, indo na contramão da lógica bancária. Através das falas das docentes, foi
possível observar como os temas se entrelaçam e se afetam mutuamente. Frente a isso,
verificou-se então que só é possível a criança exercer seu protagonismo se for entendida e
tratada de forma respeitosa pelo docente, sendo permitido o exercício de sua autonomia, em
um ambiente guiado pela construção de conhecimentos. |
Abstract: | The purpose of this study was to analyse how the conceptions of teachers about the child and
a respectful posture with them influence the promotion of child protagonism. Within this
framework, we sought to know the conception of early childhood education teachers on the
childhoods, specificities of the child and teaching in this period, investigate what the teacher
of Early Childhood Education understands as a respectful posture with the child and discuss
the role of respect and autonomy in the promotion of protagonism. To achieve this goal,
semi-structured interviews were conducted through the Google Meet platform between
November 6 and November 14, 2023, with five teachers from this segment who work in
different regions of the Federal District. The analysis was based on the idea that the role of
education is to emancipate the individuals, enhancing their abilities and making them
capable of becoming citizens, contrary to the banking model of education. Through the
teachers’ statements, it was possible to observe how these themes interconnect and mutually
influence each other. In light of this, it was verified that a child can only exercise their
protagonism if they are understood and treated respectfully by the teacher, allowing the
exercise of their autonomy in an environment guided by the construction of knowledge. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.