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dc.contributor.advisorMunhoz, Silmara Carina Dornelas-
dc.contributor.authorBrandão, Luana Pereira-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Luana Pereira. “Pensando nas infâncias com olhos de criança”: reflexões sobre práticas docentes respeitosas e a promoção do protagonismo infantil. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO intuito deste trabalho foi analisar como as concepções de professores sobre a criança e uma postura respeitosa com a mesma influenciam na promoção do protagonismo infantil. Dentro dessa proposta, procurou-se conhecer a concepção de professores da educação infantil sobre as infâncias, especificidades da criança e da docência nesse período, investigar o que o professor da Educação Infantil entende como uma postura respeitosa com a criança e discutir o papel do respeito e da autonomia na promoção do protagonismo. Para isso, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas através da plataforma Google Meet entre os dias seis de novembro a quatorze de novembro de 2023, com cinco professoras desse segmento que atuam em diferentes regiões do Distrito Federal. As análises partiram da ideia de que o papel da educação é emancipar os sujeitos, potencializando suas capacidades e os tornando aptos a serem cidadãos, indo na contramão da lógica bancária. Através das falas das docentes, foi possível observar como os temas se entrelaçam e se afetam mutuamente. Frente a isso, verificou-se então que só é possível a criança exercer seu protagonismo se for entendida e tratada de forma respeitosa pelo docente, sendo permitido o exercício de sua autonomia, em um ambiente guiado pela construção de conhecimentos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - educação infantilpt_BR
dc.subject.keywordProfessores e alunospt_BR
dc.title“Pensando nas infâncias com olhos de criança” : reflexões sobre práticas docentes respeitosas e a promoção do protagonismo infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-14T13:51:36Z-
dc.date.available2024-08-14T13:51:36Z-
dc.date.submitted2023-12-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39513-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this study was to analyse how the conceptions of teachers about the child and a respectful posture with them influence the promotion of child protagonism. Within this framework, we sought to know the conception of early childhood education teachers on the childhoods, specificities of the child and teaching in this period, investigate what the teacher of Early Childhood Education understands as a respectful posture with the child and discuss the role of respect and autonomy in the promotion of protagonism. To achieve this goal, semi-structured interviews were conducted through the Google Meet platform between November 6 and November 14, 2023, with five teachers from this segment who work in different regions of the Federal District. The analysis was based on the idea that the role of education is to emancipate the individuals, enhancing their abilities and making them capable of becoming citizens, contrary to the banking model of education. Through the teachers’ statements, it was possible to observe how these themes interconnect and mutually influence each other. In light of this, it was verified that a child can only exercise their protagonism if they are understood and treated respectfully by the teacher, allowing the exercise of their autonomy in an environment guided by the construction of knowledge.pt_BR
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