Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39500
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LoianeNunesDeSantana_tcc.pdf314,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Afetividade na educação infantil : uma análise à luz da teoria histórico cultural
Autor(es): Santana, Loiane Nunes de
Orientador(es): Farias, Rhaisa Naiade Pael
Assunto: Educação infantil
Ensino-aprendizagem
Desenvolvimento cognitivo
Desenvolvimento humano
Data de apresentação: 19-Dez-2023
Data de publicação: 13-Ago-2024
Referência: SANTANA, Loiane Nunes de. Afetividade na educação infantil: uma análise à luz da teoria histórico cultural. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Para Vigotski, o desenvolvimento humano acontece mediante as relações e as experiências compartilhadas no contexto cultural, consequentemente, podemos afirmar que as emoções e sentimentos experimentados no cotidiano institucional da Educação Infantil podem influenciar nos processos de ensino-aprendizagem das crianças. Assim, esta pesquisa tem como objetivo principal aprofundar a compreensão sobre a importância da afetividade na Educação Infantil à luz da Teoria Histórico Cultural. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão narrativa, de artigos científicos da base de dados da Scielo. Conclui-se que as emoções e sentimentos desempenham um papel fundamental no cenário educacional, exercendo uma influência substancial no desenvolvimento das crianças. Portanto, as educadoras devem ser mais sensíveis às questões sócio-emocionais, fugindo a dicotomia razão-emoção e integrando a afetividade em suas práticas pedagógicas.
Abstract: For Vygotsky, human development unfolds through interactions and experiences shared within the cultural context. Consequently, it can be asserted that the emotions and feelings experienced in the daily institutional life of Early Childhood Education can influence children’s learning processes. Thus, the main objective of this research is to deepen the understanding of the significance of affection in Early Childhood Education within the framework of the Historical-Cultural Theory. To achieve this goal, a bibliographical research was conducted using a narrative review of scientific articles in the Scielo database. It is concluded that emotions and feelings play a fundamental role in the educational scenario, exerting a substantial influence on children’s development. Therefore, educators must be more sensitive to socio-emotional issues, avoiding the dichotomy between reason and emotion and integrating affectivity into their pedagogical practices.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.