Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39500
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LoianeNunesDeSantana_tcc.pdf314,2 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFarias, Rhaisa Naiade Pael-
dc.contributor.authorSantana, Loiane Nunes de-
dc.identifier.citationSANTANA, Loiane Nunes de. Afetividade na educação infantil: uma análise à luz da teoria histórico cultural. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractPara Vigotski, o desenvolvimento humano acontece mediante as relações e as experiências compartilhadas no contexto cultural, consequentemente, podemos afirmar que as emoções e sentimentos experimentados no cotidiano institucional da Educação Infantil podem influenciar nos processos de ensino-aprendizagem das crianças. Assim, esta pesquisa tem como objetivo principal aprofundar a compreensão sobre a importância da afetividade na Educação Infantil à luz da Teoria Histórico Cultural. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão narrativa, de artigos científicos da base de dados da Scielo. Conclui-se que as emoções e sentimentos desempenham um papel fundamental no cenário educacional, exercendo uma influência substancial no desenvolvimento das crianças. Portanto, as educadoras devem ser mais sensíveis às questões sócio-emocionais, fugindo a dicotomia razão-emoção e integrando a afetividade em suas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento humanopt_BR
dc.titleAfetividade na educação infantil : uma análise à luz da teoria histórico culturalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-13T17:50:20Z-
dc.date.available2024-08-13T17:50:20Z-
dc.date.submitted2023-12-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39500-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1For Vygotsky, human development unfolds through interactions and experiences shared within the cultural context. Consequently, it can be asserted that the emotions and feelings experienced in the daily institutional life of Early Childhood Education can influence children’s learning processes. Thus, the main objective of this research is to deepen the understanding of the significance of affection in Early Childhood Education within the framework of the Historical-Cultural Theory. To achieve this goal, a bibliographical research was conducted using a narrative review of scientific articles in the Scielo database. It is concluded that emotions and feelings play a fundamental role in the educational scenario, exerting a substantial influence on children’s development. Therefore, educators must be more sensitive to socio-emotional issues, avoiding the dichotomy between reason and emotion and integrating affectivity into their pedagogical practices.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.