Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Farias, Rhaisa Naiade Pael | - |
dc.contributor.author | Santana, Loiane Nunes de | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Loiane Nunes de. Afetividade na educação infantil: uma análise à luz da teoria histórico cultural. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Para Vigotski, o desenvolvimento humano acontece mediante as relações e as experiências
compartilhadas no contexto cultural, consequentemente, podemos afirmar que as emoções e
sentimentos experimentados no cotidiano institucional da Educação Infantil podem
influenciar nos processos de ensino-aprendizagem das crianças. Assim, esta pesquisa tem
como objetivo principal aprofundar a compreensão sobre a importância da afetividade na
Educação Infantil à luz da Teoria Histórico Cultural. Para alcançar tal objetivo, foi realizada
uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão narrativa, de artigos científicos da base de dados
da Scielo. Conclui-se que as emoções e sentimentos desempenham um papel fundamental no
cenário educacional, exercendo uma influência substancial no desenvolvimento das crianças.
Portanto, as educadoras devem ser mais sensíveis às questões sócio-emocionais, fugindo a
dicotomia razão-emoção e integrando a afetividade em suas práticas pedagógicas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento cognitivo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento humano | pt_BR |
dc.title | Afetividade na educação infantil : uma análise à luz da teoria histórico cultural | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T17:50:20Z | - |
dc.date.available | 2024-08-13T17:50:20Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39500 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | For Vygotsky, human development unfolds through interactions and experiences shared
within the cultural context. Consequently, it can be asserted that the emotions and feelings
experienced in the daily institutional life of Early Childhood Education can influence
children’s learning processes. Thus, the main objective of this research is to deepen the
understanding of the significance of affection in Early Childhood Education within the
framework of the Historical-Cultural Theory. To achieve this goal, a bibliographical research
was conducted using a narrative review of scientific articles in the Scielo database. It is
concluded that emotions and feelings play a fundamental role in the educational scenario,
exerting a substantial influence on children’s development. Therefore, educators must be
more sensitive to socio-emotional issues, avoiding the dichotomy between reason and
emotion and integrating affectivity into their pedagogical practices. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|