Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39498
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LigiaCecilicaBorgesMoreira_tcc.pdf702,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Formando pedagogos (as) para a docência : o estágio supervisionado II na Faculdade de Educação
Autor(es): Moreira, Lígia Cecília Borges
Orientador(es): Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Assunto: Pedagogia
Estágios supervisionados
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Educação - estudo e ensino
Data de apresentação: 18-Dez-2023
Data de publicação: 13-Ago-2024
Referência: MOREIRA, Lígia Cecília Borges. Formando pedagogos (as) para a docência: o estágio supervisionado II na Faculdade de Educação. 2023. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: No curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UnB, o Estágio Supervisionado é um componente curricular obrigatório que permite a integração entre a teoria estudada na referida disciplina com a prática experienciada no campo de estágio. A partir da vivência experienciada pela discente durante sua graduação, o objetivo deste trabalho foi analisar a importância do estágio na formação em Pedagogia, em especial compreender a união da teoria e da prática, bem como investigar a estrutura curricular da disciplina, por meio do plano de ensino elaborado, considerando a Educação de Jovens e Adultos (EJAI). Os métodos e técnicas utilizadas no trabalho foram o estudo de caso no CESAS e pesquisa documental do Projeto Político Pedagógico do Curso. Como resultados obtidos, reforça-se a necessidade da articulação do estágio com a discussão teórica para uma formação de qualidade do (a) futuro (a) docente, pensando a estrutura curricular e estabelecendo critérios norteadores para a realização da prática escolar.
Abstract: In the Pedagogy course at the Faculty of Education at UnB, the Supervised Internship is a mandatory curricular component that allows integration between the theory studied in that discipline with the practice experienced in the internship field. Based on the experience experienced by the student during her graduation, the objective of this work was to analyze the importance of the internship in Pedagogy training, in particular understanding the union of theory and practice, as well as investigating the curricular structure of the discipline, through the plan of teaching prepared, considering Youth and Adult Education (EJAI). The methods and techniques used in the work were the case study at CESAS and documentary research of the Course's Pedagogical Political Project. The results obtained reinforce the need to articulate the internship with theoretical discussion for quality training of future teachers, thinking about the curricular structure and establishing guiding criteria for carrying out school practice.
Informações adicionais: Formando pedagogos (as) para a docência: o estágio supervisionado II na Faculdade de Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.