Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Etienne Baldez Louzada | - |
dc.contributor.author | Moreira, Lígia Cecília Borges | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Lígia Cecília Borges. Formando pedagogos (as) para a docência: o estágio supervisionado II na Faculdade de Educação. 2023. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Formando pedagogos (as) para a docência: o estágio supervisionado II na Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | No curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UnB, o Estágio Supervisionado é um
componente curricular obrigatório que permite a integração entre a teoria estudada na referida
disciplina com a prática experienciada no campo de estágio. A partir da vivência experienciada
pela discente durante sua graduação, o objetivo deste trabalho foi analisar a importância do
estágio na formação em Pedagogia, em especial compreender a união da teoria e da prática,
bem como investigar a estrutura curricular da disciplina, por meio do plano de ensino elaborado,
considerando a Educação de Jovens e Adultos (EJAI). Os métodos e técnicas utilizadas no
trabalho foram o estudo de caso no CESAS e pesquisa documental do Projeto Político
Pedagógico do Curso. Como resultados obtidos, reforça-se a necessidade da articulação do
estágio com a discussão teórica para uma formação de qualidade do (a) futuro (a) docente,
pensando a estrutura curricular e estabelecendo critérios norteadores para a realização da prática
escolar. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estágios supervisionados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Formando pedagogos (as) para a docência : o estágio supervisionado II na Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T16:41:18Z | - |
dc.date.available | 2024-08-13T16:41:18Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39498 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the Pedagogy course at the Faculty of Education at UnB, the Supervised Internship is a
mandatory curricular component that allows integration between the theory studied in that
discipline with the practice experienced in the internship field. Based on the experience
experienced by the student during her graduation, the objective of this work was to analyze the
importance of the internship in Pedagogy training, in particular understanding the union of
theory and practice, as well as investigating the curricular structure of the discipline, through
the plan of teaching prepared, considering Youth and Adult Education (EJAI). The methods
and techniques used in the work were the case study at CESAS and documentary research of
the Course's Pedagogical Political Project. The results obtained reinforce the need to articulate
the internship with theoretical discussion for quality training of future teachers, thinking about
the curricular structure and establishing guiding criteria for carrying out school practice. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|