Título: | Jogos, atividades lúdicas e brincadeiras como potencializadores da construção do número pela criança no âmbito do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) |
Autor(es): | Guedes, Laís Hadassa de Souza |
Orientador(es): | Vieira, Lygianne Batista |
Assunto: | Educação infantil Jogos educativos Ludicidade Matemática (Ensino fundamental) Jogos em educação - matemática Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) |
Data de apresentação: | 20-Dez-2023 |
Data de publicação: | 13-Ago-2024 |
Referência: | GUEDES, Laís Hadassa de Souza. Jogos, atividades lúdicas e brincadeiras como potencializadores da construção do número pela criança no âmbito do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA). 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O presente artigo propõe uma reflexão sobre o papel dos jogos, das atividades lúdicas e das
brincadeiras na construção do número pelas crianças no período da alfabetização.
Considerando as orientações curriculares e teórico-metodológicas, o estudo analisa os
benefícios do ensino lúdico em matemática, com foco na promoção da compreensão numérica
no Bloco Inicial de Alfabetização (BIA). Para o alcance desse objetivo, reflete-se acerca do
conceito de ludicidade e seu impacto no desenvolvimento infantil, ressaltando sua
contribuição no estímulo ao pensamento crítico, na resolução de problemas e no avanço
cognitivo e emocional do aluno. Além disso, verifica-se como os jogos, as atividades lúdicas e
as brincadeiras são manifestadas em documentos curriculares oficiais, situando-os dentro do
contexto educacional. O estudo teórico compõe-se da compreensão do processo de construção
do conceito de número pelas crianças. Por fim, são apresentadas situações de jogos e
atividades lúdicas específicas, que podem ser relevantes para o BIA, evoluindo para o
potencial entendimento numérico nessa fase do desenvolvimento infantil. O texto
caracteriza-se como um ensaio teórico, de abordagem qualitativa e descritiva. |
Abstract: | This article proposes a reflection on the role of games, recreational activities and games in the
construction of numbers by children during the literacy period. Considering the curricular and
theoretical-methodological guidelines, the study explores the benefits of playful teaching in
mathematics, with a focus on promoting numerical understanding in the Initial Literacy Block
(BIA). To achieve this objective, the concept of playfulness and its impact on child
development is explored, highlighting its contribution to stimulating critical thinking, problem
solving and the student's cognitive and emotional advancement. Furthermore, it is verified
how games, recreational activities and games are manifested in official curricular documents,
placing them within the educational context. The theoretical study consists of understanding
the process of constructing the concept of number by children. Finally, game situations and
specific recreational activities are presented, which may be relevant for BIA, evolving
towards potential numerical understanding at this stage of child development. The text is
characterized as a theoretical essay, with a qualitative and descriptive approach. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.