Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39481
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_IsabelleAraujoDeOliveira_tcc.pdf514,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A avaliação informal no projeto interventivo em uma escola pública do Distrito Federal
Autor(es): Oliveira, Isabelle Araujo de
Orientador(es): Mourão, Ireuda da Costa
Assunto: Avaliação educacional - ensino fundamental
Ensino fundamental - séries iniciais
Ensino-aprendizagem
Pedagogos - prática profissional
Data de apresentação: 18-Dez-2023
Data de publicação: 13-Ago-2024
Referência: OLIVEIRA, Isabelle Araujo de. A avaliação informal no projeto interventivo em uma escola pública do Distrito Federal. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso propõe uma análise das práticas avaliativas informais, especialmente no projeto interventivo (PI) para turmas do 5º ano do Ensino Fundamental 1- Anos Iniciais, de uma escola pública do Distrito Federal (DF). No âmbito de uma pesquisa qualitativa foi realizado um estudo de caso com os dados coletados por meio de observação da realidade vivenciada em sala de aula do projeto interventivo (PI), e a partir do questionário aplicado a quatro professoras interlocutoras, uma delas à frente do projeto, e três regentes de uma turma regular. Este trabalho se apoia em uma pesquisa bibliográfica e empírica para o aprofundamento da temática, permitindo a análise das práticas avaliativas informais, utilizadas pelas professoras. A pesquisa identificou que para ocorrer uma avaliação informal com intencionalidade encorajadora, que contribua para o processo de ensinoaprendizagem a favor de todos os estudantes, é necessário às professoras um embasamento teórico que permita compreender e utilizar esta prática a favor das aprendizagens, ou seja, que vise a avaliação formativa.
Resumén: Este trabajo de conclusión de curso propone un análisis de las prácticas de evaluación informal predominantes para la enseñanza-aprendizaje, especialmente en un proyecto de intervención (PI) para clases de quinto año de Educación Primaria 1-Educación Infantil, en una escuela pública del Distrito Federal (DF). Como parte de la investigación cualitativa, se realizó un estudio de caso en el que se recogieron datos a través de la observación sistemática de la realidad vivida en el aula del proyecto de intervención (PI) y del cuestionario aplicado a los cuatro docentes interlocutores, uno de los cuales fue quien está a cargo del proyecto y tres directores regulares de clase. Este trabajo se basa en una investigación bibliográfica para profundizar en el tema, permitiendo el análisis de las prácticas de evaluación informal utilizadas por los docentes, a partir de fundamentos teóricos. La investigación identificó que para que exista una evaluación informal con intención motivadora, que contribuya al proceso de enseñanza-aprendizaje a favor de todos los estudiantes, es necesario que los docentes cuenten con una base teórica que les permita comprender y utilizar esta práctica a favor. del aprendizaje, es decir, orientado a la evaluación formativa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.