Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mourão, Ireuda da Costa | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Isabelle Araujo de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Isabelle Araujo de. A avaliação informal no projeto interventivo em uma escola pública do Distrito Federal. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso propõe uma análise das práticas avaliativas
informais, especialmente no projeto interventivo (PI) para turmas do 5º ano do Ensino
Fundamental 1- Anos Iniciais, de uma escola pública do Distrito Federal (DF). No âmbito de
uma pesquisa qualitativa foi realizado um estudo de caso com os dados coletados por meio de
observação da realidade vivenciada em sala de aula do projeto interventivo (PI), e a partir do
questionário aplicado a quatro professoras interlocutoras, uma delas à frente do projeto, e três
regentes de uma turma regular. Este trabalho se apoia em uma pesquisa bibliográfica e
empírica para o aprofundamento da temática, permitindo a análise das práticas avaliativas
informais, utilizadas pelas professoras. A pesquisa identificou que para ocorrer uma avaliação
informal com intencionalidade encorajadora, que contribua para o processo de ensinoaprendizagem a favor de todos os estudantes, é necessário às professoras um embasamento
teórico que permita compreender e utilizar esta prática a favor das aprendizagens, ou seja, que
vise a avaliação formativa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação educacional - ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental - séries iniciais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - prática profissional | pt_BR |
dc.title | A avaliação informal no projeto interventivo em uma escola pública do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T11:43:17Z | - |
dc.date.available | 2024-08-13T11:43:17Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39481 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Este trabajo de conclusión de curso propone un análisis de las prácticas de evaluación
informal predominantes para la enseñanza-aprendizaje, especialmente en un proyecto de
intervención (PI) para clases de quinto año de Educación Primaria 1-Educación Infantil, en
una escuela pública del Distrito Federal (DF). Como parte de la investigación cualitativa, se
realizó un estudio de caso en el que se recogieron datos a través de la observación sistemática
de la realidad vivida en el aula del proyecto de intervención (PI) y del cuestionario aplicado a
los cuatro docentes interlocutores, uno de los cuales fue quien está a cargo del proyecto y tres
directores regulares de clase. Este trabajo se basa en una investigación bibliográfica para
profundizar en el tema, permitiendo el análisis de las prácticas de evaluación informal
utilizadas por los docentes, a partir de fundamentos teóricos. La investigación identificó que
para que exista una evaluación informal con intención motivadora, que contribuya al proceso
de enseñanza-aprendizaje a favor de todos los estudiantes, es necesario que los docentes
cuenten con una base teórica que les permita comprender y utilizar esta práctica a favor. del
aprendizaje, es decir, orientado a la evaluación formativa. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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