Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39479
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_HelenaFerreiraDoNascimento_tcc (1).pdf456,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Autismo, emocionalidade e socialização : o relato de uma experiência pedagógica com o Ravi
Autor(es): Nascimento, Helena Ferreira do
Orientador(es): Florencio, Saulo Pequeno Nogueira
Assunto: Autismo - educação especial
Autismo em crianças
Educação inclusiva
Crianças autistas - aprendizagem
Crianças autistas - comunicação
Data de apresentação: 22-Dez-2023
Data de publicação: 12-Ago-2024
Referência: NASCIMENTO, Helena Ferreira do. Autismo, emocionalidade e socialização: o relato de uma experiência pedagógica com o Ravi. 2023. 28 f., Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O intuito desse artigo é mostrar a minha visão de pedagoga, atuando dentro de sala, de como as emoções estão ligadas com a socialização, e como as amizades e os exemplos são importantes para a o desenvolvimento de uma criança no espectro autista em sala de aula. O artigo relata a minha experiência com o estudante Ravi e seu convívio social, o objetivo é relatar como o Ravi cresceu e vem se tornando mais participativo nos momentos de atividades, mais socialmente adaptado aos pares e demonstrando confiança com as professoras e sendo mais aberto a outros colegas. No início do ano tinha preferência por 3 amigos, mas ao longo do primeiro semestre foi se mostrando aberto a conhecer outros colegas, e atualmente relata suas vontades aos pares e participa das brincadeiras propostas. O motivo de ter escolhido este tema e abordagem foi devido à minha convivência como pedagoga com o Ravi, que contribuiu muito com minha perspectiva e a relação com a profissão que eu quero seguir. O estudo apresenta características do Ravi em seu convívio social, e reflete sobre a escola e o seu processo de desenvolvimento, com foco nas suas emoções, no convívio com os colegas de turma, com as professoras e a relação de afetividade adquirida ao longo do ano.
Abstract: The article displays my work as a pedagogue in classroom work, about how the emotions connect to friendship, and how friendship and experiences are important to the development of a child in autism spectrum. The text reports my experience with the student Ravi and his social conviviality, showing his growth and increase of participation in school activities, social adaptation with classmates and teachers. At the beginning he had preference for three friends, and along the semester he opened to other classmates, so far that talk about his preferences to pairs and participate in the playing activities. This theme was chosen due to my relationship with Ravi as a teacher that contributed in many ways to my thoughts and perception of the profession. The thoughts weight upon the school, on Ravi’s emotions and relationships with teachers and classmates, and how it changed and developed throughout a year.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.