Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Florencio, Saulo Pequeno Nogueira | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Helena Ferreira do | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Helena Ferreira do. Autismo, emocionalidade e socialização: o relato de uma experiência pedagógica com o Ravi. 2023. 28 f., Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O intuito desse artigo é mostrar a minha visão de pedagoga, atuando dentro de sala, de
como as emoções estão ligadas com a socialização, e como as amizades e os exemplos
são importantes para a o desenvolvimento de uma criança no espectro autista em sala de
aula. O artigo relata a minha experiência com o estudante Ravi e seu convívio social, o
objetivo é relatar como o Ravi cresceu e vem se tornando mais participativo nos
momentos de atividades, mais socialmente adaptado aos pares e demonstrando confiança
com as professoras e sendo mais aberto a outros colegas. No início do ano tinha
preferência por 3 amigos, mas ao longo do primeiro semestre foi se mostrando aberto a
conhecer outros colegas, e atualmente relata suas vontades aos pares e participa das
brincadeiras propostas. O motivo de ter escolhido este tema e abordagem foi devido à
minha convivência como pedagoga com o Ravi, que contribuiu muito com minha
perspectiva e a relação com a profissão que eu quero seguir. O estudo apresenta
características do Ravi em seu convívio social, e reflete sobre a escola e o seu processo
de desenvolvimento, com foco nas suas emoções, no convívio com os colegas de turma,
com as professoras e a relação de afetividade adquirida ao longo do ano. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autismo - educação especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autismo em crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças autistas - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças autistas - comunicação | pt_BR |
dc.title | Autismo, emocionalidade e socialização : o relato de uma experiência pedagógica com o Ravi | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-12T18:53:56Z | - |
dc.date.available | 2024-08-12T18:53:56Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-22 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39479 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The article displays my work as a pedagogue in classroom work, about how the emotions
connect to friendship, and how friendship and experiences are important to the
development of a child in autism spectrum. The text reports my experience with the
student Ravi and his social conviviality, showing his growth and increase of participation
in school activities, social adaptation with classmates and teachers. At the beginning he
had preference for three friends, and along the semester he opened to other classmates, so
far that talk about his preferences to pairs and participate in the playing activities. This
theme was chosen due to my relationship with Ravi as a teacher that contributed in many
ways to my thoughts and perception of the profession. The thoughts weight upon the
school, on Ravi’s emotions and relationships with teachers and classmates, and how it
changed and developed throughout a year. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|