Título: | O lugar das artes no currículo escolar dos anos iniciais : a experiência em uma escola pública no Distrito Federal |
Autor(es): | Barbosa, Gabriel Martins |
Orientador(es): | Vieira, Lygianne Batista |
Assunto: | Ensino fundamental - séries iniciais Arte e educação Pedagogos - prática profissional Pedagogos - formação Currículo escolar |
Data de apresentação: | 20-Dez-2023 |
Data de publicação: | 12-Ago-2024 |
Referência: | BARBOSA, Gabriel Martins. O lugar das artes no currículo escolar dos anos iniciais: a experiência em uma escola pública no Distrito Federal. 2023. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Esta pesquisa de conclusão de curso apresenta uma investigação de campo e
bibliográfica, tendo como objetivo principal analisar as possibilidades que as
linguagens artísticas trazem para a vida escolar das crianças, e também, como
intuito, mostrar a importância da Arte no currículo e as suas contribuições para o
trabalho docente. Foram feitas observações em sala de aula na escola pública, por
meio da residência pedagógica, durante toda a pesquisa de campo, pode-se
perceber que a Arte está muito presente no cotidiano escolar e curricular, sendo
trabalhada em conjunto os princípios do currículo, desenvolvendo aspectos de
excelência didático-pedagógica para as crianças. Parte dessa investigação foi
realizada por meio de questionários enviados para os professores da de uma escola
da rede pública e uma escola privada, com a intenção de que pudessem relatar
suas experiências e vivências com as linguagens artísticas dentro e fora de espaços
escolares e o seu impacto na área curricular. Durante o tempo de pesquisa, foi
perceptível que o professor regente utilizou a interdisciplinaridade nas atividades no
dia a dia da turma, incluindo a Arte em atividades de matemática, português, história
e as demais matérias utilizando o currículo modelado. Usamos como referencial
teórico os/as autores(as): Silva (2020), Freire (2002) e Canda; Batista (2009). |
Abstract: | This course conclusion research presents a field and bibliographic investigation, with
the main objective of analyzing the possibilities that artistic languages bring to
children's school lives, and also, as an aim, to show the importance of Art in the
curriculum and its contributions for teaching work. Observations were made in the
classroom at the public school, through the pedagogical residency, throughout the
field research, it can be seen that Art is very present in the school and curricular
daily life, with the principles of the curriculum being worked on together, developing
aspects of didactic-pedagogical excellence for children. Part of this investigation was
carried out through questionnaires sent to teachers at a public school and a private
school, with the intention that they could report their experiences with artistic
languages inside and outside school spaces and their impact. in the curricular area.
During the research time, it was noticeable that the teacher used interdisciplinarity in
the class's daily activities, including Art in mathematics, Portuguese, history and
other subjects using the modeled curriculum. We used the following authors as a
theoretical reference: Silva (2020), Freire (2002) and Canda; Batista (2009). |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.