Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39475
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GabrielMartinsBarbosa_tcc.pdf2,96 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVieira, Lygianne Batista-
dc.contributor.authorBarbosa, Gabriel Martins-
dc.identifier.citationBARBOSA, Gabriel Martins. O lugar das artes no currículo escolar dos anos iniciais: a experiência em uma escola pública no Distrito Federal. 2023. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa de conclusão de curso apresenta uma investigação de campo e bibliográfica, tendo como objetivo principal analisar as possibilidades que as linguagens artísticas trazem para a vida escolar das crianças, e também, como intuito, mostrar a importância da Arte no currículo e as suas contribuições para o trabalho docente. Foram feitas observações em sala de aula na escola pública, por meio da residência pedagógica, durante toda a pesquisa de campo, pode-se perceber que a Arte está muito presente no cotidiano escolar e curricular, sendo trabalhada em conjunto os princípios do currículo, desenvolvendo aspectos de excelência didático-pedagógica para as crianças. Parte dessa investigação foi realizada por meio de questionários enviados para os professores da de uma escola da rede pública e uma escola privada, com a intenção de que pudessem relatar suas experiências e vivências com as linguagens artísticas dentro e fora de espaços escolares e o seu impacto na área curricular. Durante o tempo de pesquisa, foi perceptível que o professor regente utilizou a interdisciplinaridade nas atividades no dia a dia da turma, incluindo a Arte em atividades de matemática, português, história e as demais matérias utilizando o currículo modelado. Usamos como referencial teórico os/as autores(as): Silva (2020), Freire (2002) e Canda; Batista (2009).pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental - séries iniciaispt_BR
dc.subject.keywordArte e educaçãopt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordCurrículo escolarpt_BR
dc.titleO lugar das artes no currículo escolar dos anos iniciais : a experiência em uma escola pública no Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-12T17:28:28Z-
dc.date.available2024-08-12T17:28:28Z-
dc.date.submitted2023-12-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39475-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This course conclusion research presents a field and bibliographic investigation, with the main objective of analyzing the possibilities that artistic languages bring to children's school lives, and also, as an aim, to show the importance of Art in the curriculum and its contributions for teaching work. Observations were made in the classroom at the public school, through the pedagogical residency, throughout the field research, it can be seen that Art is very present in the school and curricular daily life, with the principles of the curriculum being worked on together, developing aspects of didactic-pedagogical excellence for children. Part of this investigation was carried out through questionnaires sent to teachers at a public school and a private school, with the intention that they could report their experiences with artistic languages inside and outside school spaces and their impact. in the curricular area. During the research time, it was noticeable that the teacher used interdisciplinarity in the class's daily activities, including Art in mathematics, Portuguese, history and other subjects using the modeled curriculum. We used the following authors as a theoretical reference: Silva (2020), Freire (2002) and Canda; Batista (2009).pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.