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dc.contributor.advisorRodrigues, Fátima Lucília Vidal-
dc.contributor.authorSales, Emily Agna de Souza-
dc.identifier.citationSALES, Emily Agna de Souza. A inclusão de crianças com T21 nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 46 f., Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo teve como propósito apresentar uma discussão ensaística sobre inclusão de crianças com T21 nos anos iniciais do ensino fundamental. Para contextualização, os objetivos que integram este estudo são: investigar como os dispositivos legais têm assegurado os direitos das crianças com T21 nas escolas, por meio de políticas públicas efetivas com base na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) e o Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) Lei nº 13.146; problematizar o que é a deficiência e, por fim, compreender como tem avançado a discussão sobre a T21, incluindo o contexto familiar e escolar, especificadamente, nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia se deu a partir de um exercício de análise documental, no qual alguns pontos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva foram discutidos e contextualizados com base em referências bibliográficas de apoio. A discussão se deu a partir de três tópicos: 1) contextualização de pessoa com deficiência, 2) Os dispositivos legais e a 3) Pessoa com T21, família e escola. Assim, o estudo aponta a construção da inclusão educacional de crianças com T21, destacando os avanços e retrocessos de direitos ao longo do caminho, identificando, dentro das leis e diretrizes, se de fato os direitos têm sido assegurados, a partir do acesso as escolas regulares, o apoio familiar e a participação da sociedade. Ao concluir este estudo, pôde-se compreender a importância do envolvimento da comunidade escolar na garantia de uma educação de qualidade para todos, assim como a importância de políticas públicas efetivas que garantam direitos e promovam a consciência social, para o desenvolvimento pleno de cada aluno, principalmente dos estudantes com T21 nos anos iniciais do ensino fundamental, para que tenham acesso irrestrito a espaços escolares, professores capacitados, acessibilidade e práticas pedagógicas inclusivas, que são garantidas por lei.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental - séries iniciaispt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordSíndrome de Downpt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.titleA inclusão de crianças com T21 nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-12T17:11:59Z-
dc.date.available2024-08-12T17:11:59Z-
dc.date.submitted2023-12-21-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39474-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this article is to present an essay on the inclusion of children with T21 in the early years of elementary school. For contextualization purposes, the objectives of this study are: to investigate how legal provisions have ensured the rights of children with T21 in schools, through effective public policies based on the National Policy for Special Education from the Perspective of Inclusive Education (PNEEPEI) and the Brazilian Law for the Inclusion of People with Disabilities (LBI) Law No. 13.146; to problematize what disability is and, finally, to understand how the discussion on T21 has advanced, including the family and school context, specifically in the early years of primary education. The methodology was based on an exercise in document analysis, in which some points of the Brazilian Law on the Inclusion of People with Disabilities and the National Policy on Special Education from the Perspective of Inclusive Education were discussed and contextualized based on supporting bibliographical references. The discussion was based on three topics: 1) contextualization of people with disabilities, 2) legal provisions and 3) people with T21, family and school. Thus, the study points to the construction of the educational inclusion of children with T21, highlighting the advances and setbacks of rights along the way, identifying, within the laws and guidelines, whether rights have in fact been ensured, starting with access to regular schools, family support and the participation of society. At the end of this study, it was possible to understand the importance of the school community's involvement in guaranteeing quality education for all, as well as the importance of effective public policies that guarantee rights and promote social awareness, for the full development of each student, especially students with T21 in the early years of elementary school, so that they have unrestricted access to school spaces, trained teachers, accessibility and inclusive pedagogical practices, which are guaranteed by law.pt_BR
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