Título: | Alfabetização e letramento : contextualização nos campos da matemática e da língua materna |
Autor(es): | Santos, Bruna Lima dos |
Orientador(es): | Vieira, Lygianne Batista |
Assunto: | Educação infantil Alfabetização Matemática Língua materna |
Data de apresentação: | 20-Dez-2023 |
Data de publicação: | 12-Ago-2024 |
Referência: | SANTOS, Bruna Lima dos. Alfabetização e letramento: contextualização nos campos da matemática e da língua materna. 2023. 24 f., Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Alfabetização e letramento nos campos da língua materna e da matemática são processos
complementares e relacionais. Diante disso, o presente artigo tem por objetivo principal
apresentar as relações entre a alfabetização na língua materna e o letramento matemático e,
especificamente, tem como objetivos: apresentar os conceitos de alfabetização e letramento,
suas diferenças, semelhanças e suas relações com a Matemática; discutir as relações entre a
escrita e os números; apresentar caminhos de uma prática integrada entre língua materna e o
letramento matemático. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica acerca dos conceitos
envolvidos e de práticas pedagógicas que aproximem a alfabetização do letramento matemático.
Este estudo tem abordagem qualitativa e descritiva, e está estruturado como ensaio teórico. Os
estudos mostram que a integração entre língua materna e matemática não apenas auxilia, mas
também traz significados ao processo do letramento matemático. |
Abstract: | Literacy and literacy in the fields of mother tongue and mathematics are complementary and
relational processes. In view of this, the main objective of this article is to present the
relationships between literacy in the mother tongue and mathematical literacy and, specifically,
its objectives are: to present the concepts of literacy and literacy, their differences, similarities
and their relationships with Mathematics; discuss the relationships between writing and
numbers; present ways of integrated practice between mother tongue and mathematical literacy.
To this end, we carried out a theoretical study on the concepts involved and pedagogical
practices that bring literacy and mathematical literacy closer together. The text is characterized
as a theoretical essay, with a qualitative and descriptive approach. Studies show that the
integration between mother tongue and mathematics not only helps, but also brings meaning to
the process of mathematical literacy. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.