Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39472
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_BrunaLimaDosSantos_tcc (1).pdf225,63 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVieira, Lygianne Batista-
dc.contributor.authorSantos, Bruna Lima dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Bruna Lima dos. Alfabetização e letramento: contextualização nos campos da matemática e da língua materna. 2023. 24 f., Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractAlfabetização e letramento nos campos da língua materna e da matemática são processos complementares e relacionais. Diante disso, o presente artigo tem por objetivo principal apresentar as relações entre a alfabetização na língua materna e o letramento matemático e, especificamente, tem como objetivos: apresentar os conceitos de alfabetização e letramento, suas diferenças, semelhanças e suas relações com a Matemática; discutir as relações entre a escrita e os números; apresentar caminhos de uma prática integrada entre língua materna e o letramento matemático. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica acerca dos conceitos envolvidos e de práticas pedagógicas que aproximem a alfabetização do letramento matemático. Este estudo tem abordagem qualitativa e descritiva, e está estruturado como ensaio teórico. Os estudos mostram que a integração entre língua materna e matemática não apenas auxilia, mas também traz significados ao processo do letramento matemático.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordMatemáticapt_BR
dc.subject.keywordLíngua maternapt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento : contextualização nos campos da matemática e da língua maternapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-12T14:57:46Z-
dc.date.available2024-08-12T14:57:46Z-
dc.date.submitted2023-12-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39472-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Literacy and literacy in the fields of mother tongue and mathematics are complementary and relational processes. In view of this, the main objective of this article is to present the relationships between literacy in the mother tongue and mathematical literacy and, specifically, its objectives are: to present the concepts of literacy and literacy, their differences, similarities and their relationships with Mathematics; discuss the relationships between writing and numbers; present ways of integrated practice between mother tongue and mathematical literacy. To this end, we carried out a theoretical study on the concepts involved and pedagogical practices that bring literacy and mathematical literacy closer together. The text is characterized as a theoretical essay, with a qualitative and descriptive approach. Studies show that the integration between mother tongue and mathematics not only helps, but also brings meaning to the process of mathematical literacy.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.